Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA abre inscrições para mestrado e doutorado

publicado: 01/12/2023 11h46, última modificação: 01/12/2023 11h46
EDITAL AGEUFMA MODELO.png

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão abre inscrições para mestrado e doutorado no período de 27 de novembro a 5 de janeiro, por meio do Sistema Acadêmico SIGAA. Serão ofertadas quinze vagas para o Mestrado, sendo sete para ampla concorrência, três para servidores efetivos ativos da UFMA e cinco para ações afirmativas. Além de dez vagas para o Doutorado, sendo cinco para ampla concorrência, duas para servidores efetivos ativos da UFMA e três para ações afirmativas.

Edital: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ageufma-no-80-2023-programa-de-pos-graduacao-em-politicas-publicas/edital-ageufma-no-80-2023-abertura-do-processo-seletivo-discente-para-os-niveis-de-mestrado-e-doutorado

Podem participar graduados em cursos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) ou realizados no exterior com a devida revalidação por Instituição de Ensino Superior brasileira, credenciada pelo MEC, para o Mestrado, e Mestres oriundos de mestrados acadêmicos, mestrados profissionais com defesa pública de dissertação, recomendados pelo CAPES, com reconhecimento ou equivalência no país quando o curso de Mestrado for realizado no exterior, para Doutorado.

As linhas de pesquisas são divididas em duas áreas de concentração: Políticas Públicas e Movimentos Sociais e Políticas Sociais e Programas Sociais. Para Políticas Públicas e Movimentos Sociais, a linhas de pesquisa são: Estado, Cultura e Políticas Públicas; Desenvolvimento, Questões Agrícolas e Agrárias e Meio Ambiente; Estado, Questão Urbana e Políticas Públicas; Estado, Trabalho e Políticas Públicas.

As linhas de pesquisa para Políticas Sociais e Programas Sociais são: Avaliação de Políticas e Programas Sociais; Seguridade Social: Política de Saúde, Política de Assistência Social e Política de Previdência Social; Política Social e Serviço Social; Violência, Família, Criança, Idoso e Gênero.

O valor da inscrição é de R$ 200,00 e deverão ser feitas via SIGAA com os documentos descritos no Edital. Para caso de isenção da taxa, deve-se encaminhar pelo e-mail ppgpp.ccso@ufma.br,  durante o período de 27 de novembro a 8 dezembro, os seguintes documentos: requerimento assinado (disponível no edital), cópia do RG e cópia do NIS. Não será concedido a isenção para o candidato em caso de omissão de informações ou torná-las falsas, fraudar e/ou falsificar qualquer tipo de documentação, não observar a forma, o prazo e os horários estabelecidos para os pedidos de isenção. O resultado das isenções será divulgado no dia 15 de dezembro, às 18h.

As etapas de seleção serão a inscrição (caráter eliminatório), prova escrita (caráter eliminatório e classificatório), prova oral (caráter eliminatório e classificatório) e análise do memorial e do Curriculum Vitae do candidato.

A divulgação do resultado final e definitivo do processo seletivo será no dia 15 de março as 18h, a matricula dos aprovados será realizada no dia 18 de março de maneira on-line, e o semestre letivo está previsto para se iniciar no dia 19 de março. Para mais informações acerca do processo seletivo, consultar edital disponível no site da AGEUFMA.

Saiba mais

O Mestrado em Políticas Públicas foi criado em 1993, tendo sido transformado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em 2001, quando foi implementado o Curso de Doutorado. Em agosto, o programa completou 30 anos de existência, e, desde 2010, carrega o conceito 6 da CAPES, considerando o PPGPP uma referência na área e mostrando-se excelente com pesquisas e extensão.

Situado na grande área de Ciências Sociais Aplicadas e na área de Serviço Social, esse programa tem por objetivo geral formar recursos humanos, em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), para atender à demanda de docentes e pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa.

Valéria Almada, coordenadora do programa e ex-aluna da primeira turma de mestrado e doutorado do PPGPP, pontua sobre as contribuições do Programa dentro do cenário acadêmico e social: "Ao traduzi-los para o cotidiano, este tem prestado contribuições concretas em termos de formação de recursos humanos em nível local, regional, nacional e internacional para o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão; produção e disseminação do conhecimento acadêmico-científico; fortalecimento da relação universidade-sociedade; estreitamento de vínculos entre a graduação e a pós-graduação; e articulação da UFMA com outras instituições nacionais e internacionais. Consideráveis são os impactos sociais provocados pelo Programa, podendo ser exemplificados na oferta de Mestrados e Doutorados Interinstitucionais para outras Universidades Federais das regiões Nordeste e Norte do país, nas quais o PPGPP foi a Instituição Promotora".

Ao todo, nos 30 anos de existência do Programa, foram defendidas 237 dissertações de mestrado, 124 teses de doutorado, além de 5 teses em regime cotutela com universidades francesas e italianas.

Quanto à interdisciplinaridade, Valéria afirma sobre o compromisso do Programa em fortalecer o vínculo com diversas áreas do conhecimento: "A interdisciplinaridade, está expressa no ingresso de alunos de diversas áreas do conhecimento e de formação profissional, além da diversidade do corpo docente também em termos dos seus departamentos de origem e de formação profissional".

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras