Pós-Graduação em Física abre inscrições para Mestrado e Doutorado na UFMA

publicado: 04/07/2023 10h33, última modificação: 04/07/2023 10h33
1.png

A Agência de Gestão de Empreendimentos da Universidade Federal do Maranhão (AGEUFMA), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Física, anunciou a abertura das inscrições para o Curso de Mestrado e Doutorado em Física. As áreas de concentração são Física da Matéria Condensada e Física das Partículas Elementares e Campos. O período de inscrições vai de 03 de julho de 2023 a 01 de agosto de 2023.

As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no endereço eletrônico https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=pprocesso&nivel=S.

O público-alvo para o Mestrado inclui graduados em Curso de Licenciatura em Física, Curso de Bacharelado em Física ou Curso de Ciência com Habilitação em Física. Também podem se inscrever alunos cursando o último período de Graduação dos cursos mencionados, desde que possam comprovar a conclusão da Graduação até a data da matrícula.

Já para o Doutorado, podem se inscrever alunos detentores do grau de Mestre em Física ou áreas afins. Alunos cursando o último período do curso de Mestrado em Física ou áreas afins também são elegíveis, desde que possam comprovar a defesa da Dissertação e cumprimento dos requisitos para obtenção do título de Mestre até a data da matrícula. Além disso, alunos graduados em Física que tenham rendimento acadêmico acima da média e apresentem 3 (três) cartas de recomendação sugerindo explicitamente o ingresso direto no doutorado podem se candidatar.

O Curso de Mestrado possui carga horária de 495 horas, enquanto o Doutorado tem carga horária de 915 horas. Serão oferecidas 04 (quatro) vagas para o Mestrado e 04 (quatro) vagas para o Doutorado.

Os interessados devem ficar atentos aos prazos e requisitos para participar do processo seletivo. A oportunidade de ingressar no Programa de Pós-Graduação em Física da UFMA é uma excelente chance de aprofundar conhecimentos e contribuir para o avanço científico na área.

Para mais informações e acesso ao edital completo, acesse o link https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=pprocesso&nivel=S.