Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMA divulga edital de seleção para doutorado

publicado: 30/05/2023 09h16, última modificação: 30/05/2023 09h16
2.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu inscrições para o processo seletivo ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, nível de doutorado, para o período acadêmico de 2023/2. As inscrições estarão abertas entre 12 de junho a 7 de julho de 2023, conforme edital disponível no site da AGEUFMA. O edital AGEUFMA Nº 35/2023, aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica em 12 de maio de 2023, estabelece as diretrizes para a seleção de candidatos.

A seleção destina-se a mestres em cursos de pós-graduação recomendados pela CAPES nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Ciência da Computação, ou em áreas afins. Os interessados devem realizar suas inscrições exclusivamente via SIGAA, por meio do endereço eletrônico especificado no edital, durante o período definido na Tabela 2 do cronograma.

Aqueles que não possuírem condições financeiras para custear a taxa de inscrição poderão solicitar a isenção, conforme as normas estabelecidas nos decretos federais 6.593 de 02 de outubro de 2008 e 11.016 de 29 de março de 2022, que contemplam famílias de baixa renda. No entanto, é importante ressaltar que a isenção não será concedida caso o candidato omita informações ou as torne falsas, fraudar ou falsificar documentos, ou ainda, não observar as orientações e prazos estabelecidos para o pedido de isenção.

O programa disponibilizará um total de quatro vagas, distribuídas por área de concentração e linhas de pesquisa, conforme a Tabela 1 (mais informações disponíveis na página do Programa). No momento da inscrição, o candidato deverá indicar a área de concentração e a linha de pesquisa de interesse.

O cronograma do processo seletivo foi estabelecido conforme a Tabela 2 e apresenta as principais datas para os candidatos acompanharem. Destacam-se as datas de inscrições, divulgação das inscrições deferidas e indeferidas, período de recursos, divulgação de homologação das inscrições, período de seleção, comunicação dos resultados parciais, prazo de recursos contra os resultados parciais, divulgação do resultado final da seleção, período de matrículas e início do curso.

Com essa seleção para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMA, a instituição busca promover o avanço do conhecimento e a formação de profissionais altamente qualificados na área. Os interessados devem ficar atentos aos prazos e requisitos estabelecidos no edital para garantir sua participação no processo seletivo.