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Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente lança edital com 15 vagas para mestrado

por Lucio Silva publicado: 13/01/2023 08h55, última modificação: 13/01/2023 08h55
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Por Lucio Silva/AGEUFMA

Com um público-alvo amplo, o mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) recebe inscrições de profissionais graduados em cursos superiores em todas as áreas de conhecimento. São ofertadas 15 vagas, a serem preenchidas por ordem de classificação dos aprovados e as inscrições vão de 10 a 27 de janeiro de 2023.

O Edital está disponível no Portal Institucional da AGEUFMA (https://portalpadrao.ufma.br/ageufma) e no Sistema Integrado da UFMA, o SIGAA (https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/home.jsf). O pedido de isenção de pagamento da taxa de inscrição segue de acordo com os critérios estabelecidos em Edital e o prazo para requerimento vai de 10 a 16 de janeiro de 2023.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO

I. Formulário de inscrição digital preenchido;

II. Cópia digital de carteira de identidade ou de passaporte, no caso de estrangeiros (as), CPF e a Certidão de quitação eleitoral;

III. Cópia digital do Diploma de Graduação de cursos reconhecidos pelo MEC; ou Declaração de Conclusão expedida pela Coordenação do Curso, referindo que o candidato já concluiu a graduação e que está aguardando a colação de grau, ou a expedição do seu diploma; ou Declaração de Previsão de Conclusão de Curso de Graduação até o período da matrícula, expedida pela Coordenação do Curso. De acordo com a Resolução 2403/2021, Art 42, § 3o No caso de diploma estrangeiro, o mesmo pode ser aceito pelo Colegiado do Programa, durante a realização do processo seletivo. Entretanto, em caso de aprovação do candidato será necessária a comprovação, no ato da matrícula, da tramitação do processo de reconhecimento do diploma pelos meios oficiais.

IV. Cópia digital do Histórico de conclusão do curso de graduação;

V. Cópia digital do Currículo Lattes, acompanhado de Ficha de Pontuação (Anexo 4) que deverá ser preenchida pelo candidato nas colunas relativas ao número de documentos comprobatórios de cada item e à pontuação autodeclarada. Todos os documentos deverão estar organizados de acordo com a sequência da tabela de pontuação do Anexo 4, paginados e rubricados pelo candidato. Em relação à produção bibliográfica, serão pontuadas apenas as publicações referentes aos anos de 2018 a 2022 (5 anos). Os documentos comprobatórios deverão se restringir ao solicitado no Anexo 4. O candidato deverá destacar o seu próprio nome, nos comprovantes em que constem nomes de mais de uma pessoa. Caso seja necessário, o candidato poderá dividir a comprovação do Currículo Lattes em até 4 arquivos de 5 MB, a serem anexados no sistema de inscrição pelo SIGAA.

VI. Quando for o caso, documentos específicos que comprovem inscrição em categoria de vagas de ações afirmativas e qualificação de servidores técnicos administrativos em versão digital;

VII. Declaração de Disponibilidade de tempo para participar de todas as atividades acadêmicas do Mestrado, que serão realizadas nos turnos matutino e vespertino, conclusão da Dissertação conforme regras da CAPES e do programa, e aceite ou publicação de um artigo, no mínimo Qualis B2 na área de Ciências Ambientais, preenchido e assinado, e que a aprovação não implica em concessão de bolsa (Anexo 5).

VIII. Cópia digital do comprovante de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) no Banco do Brasil, recolhida em prol da UFMA, por meio do formulário próprio do Guia de Recolhimento da União (GRU) (Anexo 2) ou do resultado do deferimento do pedido de isenção do pagamento de taxa de inscrição (Anexo 3), nos casos previstos em legislação;

IX. Os candidatos que alegarem não ter condições financeiras para pagar a quantia acima referida poderão pedir ISENÇÃO DA TAXA de acordo com o item 5 deste edital e deverão substituir o comprovante de pagamento pelo resultado do deferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição;

X. Projeto de pesquisa apresentando claramente problema de investigação vinculado a uma das linhas de pesquisa do PRODEMA com, no máximo, 10 (laudas). Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, margens 2,0, folha A4. Devem ser observadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Roteiro estrutural dos itens que devem ser contemplados se encontrará disponível no Anexo 9 do Edital. Os projetos que não estiverem dentro das disposições acima serão desclassificados. 

XI. Estarão aptos a participar do processo seletivo somente aqueles candidatos que, no ato da inscrição, apresentarem toda a documentação exigida no edital. A aceitação do pedido de inscrição está condicionada à inclusão de todos os documentos acima relacionados, dentro do período determinado. A plataforma de inscrições emite comprovante de efetivação da mesma, que deve ser conservado pelo candidato, para eventual solicitação do Programa. 

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