Notícias

Porto do Itaqui busca experiências da UFMA para estruturar sua política de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologias

IMG_6210.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), recebeu profissionais da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e residentes de inovação portuária do Porto do Itaqui para uma visita institucional à Coordenação de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (CPIT). O encontro teve como objetivo compartilhar experiências e apresentar as formas de trabalho da Universidade na gestão da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia.

Participaram da visita Carlos César Santos Júnior, head de Inovação Aberta; Camila Araújo Martins, assessora jurídica; e as residentes de inovação portuária Scarlleth Patrícia Salomão da Silva, Gabrielle de Jesus Souza e Yasmin Silva da Costa.

Vinculado à Gerência de Inovação do Porto do Itaqui, o grupo buscou informações para apoiar a estruturação dos processos internos da área. Entre os interesses apresentados estavam a elaboração da primeira política de inovação do porto e a compreensão dos procedimentos necessários para futuros depósitos de patentes.

Durante o encontro, a equipe conheceu práticas adotadas pela UFMA e esclareceu dúvidas sobre a organização das atividades de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. A troca permitiu reunir referências que poderão ser estudadas e adaptadas às necessidades do ambiente portuário.

Ações do documento

registrado em: ,