Pesquisadora da UFMA Recebe o Prêmio LAR Senior na Conferência Internacional de Pesquisa Odontológica

publicado: 25/07/2023 10h04, última modificação: 25/07/2023 10h04
vencedora-01.jpg

A cidade de Bogotá, Colômbia, foi palco de uma emocionante cerimônia durante a 101ª Sessão Geral e Exposição da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR), realizada de 21 a 24 de junho de 2023. Na ocasião, a renomada pesquisadora e Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Cecilia Claudia Costa Ribeiro, foi homenageada com o prestigioso LAR Senior Award.

O LAR Senior Award é uma honraria de grande destaque na América Latina, concedida a pesquisadores sêniores que se destacaram em suas contribuições para a ciência odontológica. A premiação veio em reconhecimento ao trabalho pioneiro da Professora Cecilia Claudia Costa Ribeiro, uma figura proeminente no campo da Odontologia tanto na UFMA quanto no cenário internacional.

O estudo premiado, intitulado "Obesity, insulin resistance, caries, and periodontitis in adolescents: syndemic framework" (Obesidade, resistência à insulina, cáries e periodontite em adolescentes: quadro sindêmico), faz parte da tese de doutorado de Lorena Lúcia Costa Ladeira, orientada pela Professora Cecilia no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA, tendo sido defendida em 2022.

A pesquisa apresentou uma abordagem inovadora e relevante para a compreensão das doenças bucais em adolescentes. Foram analisados e correlacionados fatores como obesidade, resistência à insulina, cáries e doença periodontal em jovens, o que permitiu identificar a existência de um quadro sindêmico nessa faixa etária. Esses resultados indicam que os primeiros sinais do continuum do diabetes estão associados às principais doenças bucais nesse grupo de adolescentes.

As descobertas desse estudo têm grande significado, pois apontam para a necessidade de abordagens em saúde bucal que considerem fatores além dos biológicos, como o controle do biofilme oral. Com isso, estratégias relacionadas aos fatores de risco comuns para doenças e agravos bucais e outras condições mais graves que são mais comuns em fases posteriores da vida podem ser desenvolvidas.

O trabalho vencedor contou com a colaboração internacional de pesquisadores da Aarhus University, na Dinamarca, e do Oral Health Academic Clinical Programme, na Duke-NUS Medical School, em Singapura, além do envolvimento de alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA, como Cláudia Alves e Érika Thomaz.

A premiação da Professora Cecilia Claudia Costa Ribeiro no IADR, o maior evento de pesquisa em Odontologia do mundo, é motivo de orgulho para a comunidade acadêmica da UFMA e ressalta a importância do trabalho dedicado de profissionais que buscam avançar no conhecimento e na promoção da saúde bucal em todo o mundo. A abordagem de Integralidade em Saúde, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ganha ainda mais força a partir dos achados dessa pesquisa, reforçando a importância de uma visão holística na promoção da saúde bucal e na prevenção de doenças em diferentes etapas da vida.