Mestrado em Filosofia da UFMA lança edital com 22 vagas; inscrições começam na próxima segunda-feira (10)

publicado: 07/07/2023 09h15, última modificação: 07/07/2023 11h03
1.png

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de ingresso no Curso de Mestrado em Filosofia (turma 2024) da instituição. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e podem ser feitas no endereço eletrônico https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto.

Podem se candidatar ao curso de Mestrado em Filosofia da UFMA os portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação. Candidatos que estejam concluindo um curso de graduação também podem participar do processo seletivo, desde que apresentem uma declaração de provável formando, emitida pela instituição de ensino, com conclusão prevista até fevereiro de 2024. A matrícula desses candidatos estará condicionada à apresentação posterior do certificado de conclusão de curso.

Os documentos necessários para a inscrição incluem o requerimento de inscrição preenchido no SIGAA, cópia digitalizada do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, histórico escolar, currículo Lattes atualizado em formato PDF, cópia digitalizada da carteira de identidade ou documentos equivalentes para estrangeiros, comprovante de quitação eleitoral, comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00, projeto de pesquisa em formato PDF e, para candidatos que optarem pelas Ações Afirmativas ou que possuam deficiência, documentos adicionais específicos.

A seleção dos candidatos será baseada na análise dos documentos apresentados e em critérios estabelecidos pelo edital. É importante que os candidatos consultem o edital completo para obter informações detalhadas sobre as etapas do processo seletivo.

O Curso de Mestrado em Filosofia da UFMA busca promover a formação acadêmica e o desenvolvimento de pesquisadores na área da Filosofia. Os candidatos aprovados terão a oportunidade de contribuir com o avanço do conhecimento filosófico por meio de atividades de pesquisa e estudos aprofundados.

Para mais informações sobre o processo seletivo e acesso ao edital completo, os interessados devem visitar o site oficial da UFMA e consultar a página da AGEUFMA.