LABSOLOS da UFMA integra Programa Antártico Argentino para Estudos Ambientais

publicado: 12/03/2024 10h42, última modificação: 14/03/2024 12h51
NOTÍCIAS INSTAGRAM (1080 × 1080 px) (Post para Instagram (Quadrado)) (Twitter Post).jpg

O Laboratório de Solos e Recursos Ambientais (LABSOLOS) do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está engajado em uma iniciativa pioneira no âmbito da pesquisa científica e da internacionalização acadêmica. O LABSOLOS participa do Programa Antártico Argentino, uma oportunidade única para estudar as mudanças climáticas e as populações da avifauna e mamíferos polares.

No contexto desse programa, os pesquisadores têm a oportunidade de desenvolver estudos e coletar amostras que contribuirão significativamente para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas na Antártica e suas consequências para o meio ambiente e as espécies que habitam essa região tão singular.

Um dos membros destacados do LABSOLOS é o pós-doutorando Facundo Alvarez, que tem desempenhado um papel fundamental nas atividades de pesquisa e coleta de amostras próximo à estação argentina na Antártica. Sua participação ativa tem sido fundamental para o sucesso das expedições e o avanço do conhecimento científico nessa área crucial.

Além disso, para o próximo ano, está prevista a participação do Prof. Dr. Glécio Machado Siqueira, renomado pesquisador do LABSOLOS, na expedição científica junto ao Programa Antártico Argentino. Sua expertise e liderança certamente contribuirão para o aprofundamento das pesquisas e o alcance de novos resultados.

Essa participação no Programa Antártico Argentino não apenas coloca o LABSOLOS e a UFMA em destaque no cenário internacional da pesquisa científica, mas também evidencia o compromisso da instituição com a internacionalização acadêmica e o desenvolvimento de estudos de vanguarda em áreas de relevância global.

A Diretoria de Internacionalização da UFMA desempenha um papel fundamental nesse processo, trabalhando ativamente para fortalecer a cultura de mobilidade acadêmica, o acompanhamento dos estudantes e pesquisadores em intercâmbios internacionais, a promoção da proficiência em línguas estrangeiras e outros trabalhos relacionados à internacionalização da universidade. Essa ação reforça o compromisso da UFMA com a excelência acadêmica e o intercâmbio de conhecimentos em escala global.

Por meio dessa iniciativa, o LABSOLOS e a UFMA reafirmam seu compromisso com a pesquisa de ponta e a busca pelo entendimento e preservação dos ecossistemas mais sensíveis do planeta.

registrado em: ,