O evento ocorre entre os dias 21 e 25 de novembro na Universidade Federal do Maranhão

IV Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional inicia hoje em São Luís

publicado: 21/11/2022 11h09, última modificação: 21/11/2022 11h09
1-01.png

Por Letícia Araújo/AGEUFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sedia hoje, 21, no Campus Bacanga, em São Luís, a abertura da quarta edição do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (EMARC), que tem como objetivo fortalecer essas áreas de pesquisas em todas as regiões do Brasil. Nesta edição, o encontro é constituído pelos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, e contará com uma programação que envolve palestras, minicursos, sessões técnicas de comunicações orais e sessão de pôsteres.

Na ocasião, o Pró-Reitor AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, esteve presente representando o Magnífico Reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, e destacou a importância de debater o empreendedorismo na área da matemática: “Hoje o profissional que  o mercado procura não é aquele que sabe somente a matemática, mas aquele que consegue utilizar a matemática em outras áreas, por isso o  empreendedorismo é atualmente um dos pilares da universidade, porque é através desse eixo que os discentes poderão expandir conhecimentos e realmente investir nessa interdisciplinaridade tão necessária nos dias de hoje”, declarou o Pró-Reitor.

Confira a programação de hoje:

MANHÃ:

08h às 12h: Recepção / Credenciamento Orientação aos participantes (Local: Hall do Centro Pedagógico Paulo Freire);

10h às 11h: Solenidade de Abertura no Auditório do Paulo Freire;

11h às 12h30: Palestra 1 - Conferência de abertura: Um método dos mínimos quadrados modificado: Aproximações no círculo unitário e no intervalo, ministrada pela Prof. Dr. Alagacone Sri Ranga – UNESP (Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire);

TARDE:

14h às 16h: Comunicações Orais - Eixo 2, Eixo 7, Eixo 8 (Local: Miniauditório 109 do Centro Pedagógico Paulo Freire);

14h às 16h: Comunicações Orais - Eixo 4 (Local: Miniauditório 209 do Centro Pedagógico Paulo Freire)

14h às 16h: Comunicações Orais - Eixo 3 (Local: Miniauditório 301 do Centro Pedagógico Paulo Freire)

17h às 18h30: Palestra 2 - Álgebra Linear Computacional e suas Aplicações na indústria do petróleo, ministrada pelo Prof. Dr. Michael Ferreira de Souza – UFC (Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire).

Clique aqui para acessar a programação completa do evento.http://www.ermac.ufma.br/event/programacao.html