Notícias

Inovação e Inclusão:Conheça o INOVACOM, fruto do projeto de extensão na pós que capacita profissionais e fortalece microempreendedores

publicado: 16/09/2025 11h42, última modificação: 16/09/2025 11h43
capa site.jpg

Por Emilly Cardozo

O projeto chamado “INOVACOM - Atualização Profissional e Desenvolvimento Inovador para Minorias e Pequenas Organizações, nas Áreas de Comunicação, Educação, Psicologia e Tecnologia”  Surgiu com a parceria do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação - Mestrado Profissional, Programa em Pós-Graduação em Comunicação-Imperatriz e Programa de Pós-Graduação em Psicologia com o objetivo de realizar ações de educação social para atender as demandas da comunidade e contribuir para o desenvolvimento da região, além de promover possibilidades de trabalho e desenvolver pesquisas e soluções voltadas para a comunicação.

Vigência: 1º de outubro de 2024 a 1º de outubro de 2025 — promovendo intercâmbio científico e tecnológico entre universidade e comunidade.

O projeto busca principalmente causar impacto social através da inovação e do protagonismo cidadão, composto de minorias raciais, sexuais e de gênero, que estão em situações de vulnerabilidade social, além de grupos de micro organizações, incluindo terceiro setor, tais como ONGs, sindicatos, cooperativas e escolas.

O projeto abrange a cidade de São Luís e Imperatriz através da parceria de dois programas de pós-graduação em comunicação e um programa de pós-graduação em psicologia de forma a realizar ações nas áreas de educação, atualização e requalificação profissional, comunicação, empreendedorismo, literacia digital, combate à desinformação e a qualquer tipo de segregação de gênero, etnia, nível de renda ou de instrução.

Ações Realizadas:

Oficinas de qualificação de profissionais e não profissionais da área da comunicação para o uso da Inteligência Artificial.

Detalhes do Projeto:

·       Título: INOVACOM - Atualização Profissional e Desenvolvimento Inovador para Minorias e Pequenas Organizações, nas Áreas de Comunicação, Educação, Psicologia e Tecnologia

  • Coordenação: Márcio Carneiro Dos Santos

  • Local: Campus da UFMA em São Luís e Imperatriz

  • Parceria: CAPES

  • Público-alvo: Adultos e Organização Não Governamental
  • ODS relacionado:  Redução das desigualdades, trabalho decente e crescimento econômico

Metodologia: 

Capacitar líderes comunitários, gestores de micro e pequenas organizações e estudantes  para fazer o uso da  Inteligência Artificial dentro da comunicação em seus diversos canais. 

Metas e produção acadêmica:

Desenvolver empreendimentos da área, fortalecer o protagonismo cidadão através de oficinas, palestras e minicursos. Além disso, produzir material didático pedagógico e interdisciplinar e incentivar o desenvolvimento local.

O projeto chegou a produzir mais de 40 assistentes NID, indo de assistentes para criação, revisão e organização de  textos para profissionais da comunicação, até assistentes que trabalham em organização de negócios. Todos eles se encontram no link: https://labcomdigital.wixsite.com/nucleodedados/aplica

 

Ações do documento

registrado em: , , ,