Inicia amanhã, 23, o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, que discute Bioeconomia e Sociodiversidade

publicado: 22/05/2023 12h40, última modificação: 22/05/2023 12h41
c574b792-2096-47b0-a3c5-ab926709427a.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), promoverá o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, que ocorrerá de 23 a 26 de maio deste ano, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire. Com o tema "Bioeconomia e Sociodiversidade", o evento tem como objetivo proporcionar conhecimento e experiências entre pesquisadores, professores e estudantes nas áreas de plantas medicinais, produtos naturais, farmacognosia e farmacobotânica.

Estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores da área de produtos naturais, povos originários, comunidades tradicionais e membros associados à Sociedade Brasileira de Química (SBQ) estão convidados a participar. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de maio por meio do site do Simpósio, onde também será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, de acordo com a modalidade escolhida. Os inscritos terão até o dia 30 de março para submeter seus trabalhos científicos.

O XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia é um evento de renome internacional e já se tornou uma tradição no curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão. O simpósio reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros e contará com conferências, minicursos, mesas-redondas e oficinas, abordando temas relacionados a produtos naturais derivados da natureza e seus elementos encontrados no ecossistema, com enfoque na bioeconomia e sociobiodiversidade.

Durante o pré-evento e o simpósio, haverá espaços dedicados à exposição de produtos locais e regionais desenvolvidos por comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, além das comunidades extrativistas de quebradeiras de coco-de-babaçu e ribeirinhos.

Essas iniciativas visam enfatizar a importância da biodiversidade para gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais para as comunidades envolvidas e para toda a população maranhense.

Confira abaixo a programação resumida do evento:

23/5 – Pré-evento: Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire - UFMA

24/5 – Abertura, palestras, evento social: Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire - UFMA

25/5 – Palestras e mesa-redonda: Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire - UFMA

26/05 – Palestras, Encerramento, Premiação:

Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA.