I Encontro de Empreendedorismo da UFMA é confirmado para esta quarta-feira (28)

publicado: 27/09/2022 12h02, última modificação: 27/09/2022 12h02
Com realização da Diretoria de Empreendedorismo, o evento promoverá discussão sobre as políticas empreendedoras implementadas na Universidade
WhatsApp Image 2022-09-27 at 11.58.54.jpeg

Por Letícia Araújo/AGEUFMA

Na próxima quarta-feira, 28, será realizado o I Encontro de Empreendedorismo da UFMA. Entre os objetivos do evento pode-se destacar as políticas de empreendedorismo em suas diversas possibilidades de ação, além de apresentar os programas que vêm sendo desenvolvidos pela Universidade e esclarecer o funcionamento do empreendedorismo inovador à comunidade acadêmica.

Sobre a realização do evento, o coordenador de Incubadora, Startups e Parque Tecnológico, Prof. Dr. Oswaldo Loureda, destacou a importância do encontro no papel de desmistificar as ideias relacionadas à temática: “O Empreendedorismo é muito mistificado e estigmatizado no sentido da crença de que seja algo ruim, quando, na verdade, é uma forma de gerar recursos e fazer, de fato, com que projetos sejam sustentáveis e lucrativos, além de que haja  geração de empregos, tributos e riqueza para um país. Nesse sentido, o evento está sendo organizado pela Diretoria de Empreendedorismo a fim de desmistificar essas visões”, comentou o coordenador.

A solenidade terá início às 9h do dia 28 e será transmitida por meio do Youtube da AGEUFMA. Em um primeiro momento, o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, irá compor a mesa de abertura do evento. Em seguida será ministrada uma palestra “A política de empreendedorismo e o Programa UFMA Empreendedora” pelo Prof. Dr. Walter Nunes, diretor da DEMP (Diretoria de Empreendedorismo).

Durante a programação, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) estará presente em uma mesa redonda, com a participação da Coordenadora de Formação Empreendedora e Empresas Juniores da AGEUFMA, Thais Nunes, e do Assessor da Presidência da Federação Maranhense de Empresas Juniores e presidente da Empresa Júnior de Economia da UFMA, Lucas Vilela.

A coordenadora de Formação Empreendedora e Empresas Juniores da AGEUFMA, Thais Nunes, também ressaltou a relevância da realização do evento como uma forma de expor as possibilidades de um empreendedorismo inovador, preocupado com o desenvolvimento, a conexão com o mercado e as novas tendências: “A educação empreendedora vai muito além de uma capacitação para você criar  um negócio, ela está relacionada à capacitação do aluno para o mercado em transformação, fazer com que ele saiba estar diante de desafios e utilizar esses conhecimentos para transformar a realidade”, destaca  a coordenadora.

Dando prosseguimento à programação, será realizada a ministração da palestra “Startups: como tirar suas ideia do papel”, pelo Prof. Dr. Oswaldo Loureda, Coordenador de Incubadora, Startups e Parque Tecnológico da AGEUFMA. Para finalizar, às 11h, haverá a ministração do Prof. Dr. Anderson Miranda, Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, com o tema “A Universidade como celeiro de negócios inovadores”.

O I Encontro de Empreendedorismo surge como um fator agregador para abordar os aspectos da educação empreendedora, por meio de startups, empresas juniores e diversas vertentes que a educação empreendedora trabalha, visando preparar o aluno e o profissional para esse mercado em transformação acelerada. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar do evento e compreender mais sobre esse pilar fundamental para a Universidade.