I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica da SES-MA impulsionam diálogos estratégicos na área da saúde

publicado: 21/11/2023 16h16, última modificação: 21/11/2023 16h16
NOTÍCIAS INSTAGRAM (1080 × 1080 px) (Post para Instagram (Quadrado)) (Post do Instagram).png

Na manhã desta segunda-feira, 21, São Luís foi palco do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e da III Mostra Científica da SES-MA, realizados no Sebrae Multicenter. O evento, que se estende até o dia 22 de novembro, reuniu renomados profissionais e pesquisadores da área, proporcionando um espaço rico em diálogos e compartilhamento de experiências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A mesa de abertura contou com a presença ilustre da Pró-Reitora da AGEUFMA, Profa. Dra. Flávia Nascimento, representando o Reitor da UFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho; Nordman Wall, Presidente da FAPEMA; Catarina Bogéa, Diretora Científica da Escola de Saúde Pública; Ana Lúcia, Diretora Administrativa da Escola de Saúde Pública; Débora Campos, Secretária Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde; e Hugo Ferro, Representando o Secretário de Estado da Saúde.

Durante a fala de abertura, a Pró-Reitora da AGEUFMA, Profa. Dra. Flávia Nascimento ressaltou a importância da interseção entre o serviço de saúde e a comunidade científica. Ela destacou os esforços das universidades em aproximar esses dois mundos, enfatizando o comprometimento da UFMA em receber demandas da comunidade científica para contribuir na resolução dos desafios enfrentados pelo SUS.

O tema central do evento, "Gestão, Acolhimento, Diversidade e Inclusão no SUS", norteou as apresentações e discussões, abordando aspectos fundamentais para a melhoria do sistema de saúde no Maranhão. A mostra científica teve como propósito disseminar conhecimentos, promover a integração entre profissionais da saúde e oportunizar debates sobre práticas exitosas na saúde pública.

O caráter técnico-científico do evento atraiu a participação de profissionais, docentes, discentes e membros da comunidade interessados em contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do SUS.