Notícias

Homenagens marcam solenidade oficial de abertura do 34º SEMIC e 14º SEMITI

publicado: 13/12/2022 11h54, última modificação: 13/12/2022 12h05
Evento tem abertura presencial com entrega do Prêmio Maria Ozanira a pesquisadores mais produtivos
WhatsApp Image 2022-12-13 at 11.48.49.jpeg

 

Equipe de Comunicação/ AGEUFMA

Na tarde da última segunda-feira, 12, ocorreu a abertura do 34° Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e do 14° Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI). Os eventos foram realizados de forma simultânea no Auditório Central da UFMA, com transmissão para o Youtube da AGEUFMA. 

Após dois anos com solenidades virtuais de abertura, a equipe de organização do SEMIC e SEMITI realizou, de forma presencial, uma mesa composta por personalidades como o magnífico reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado; o presidente da FAPEMA, Prof. Dr. André Luís Silva dos Santos; e o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho. Também estiveram presentes, a Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Prof. Dra. Teresa Cristina dos Santos Franco; a Coordenadora do PIBIC e PIBITI, Prof. Dra. Audirene Amorim Santana; e a Prof. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.

O Pró-reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, ressaltou que após dois anos de realizações remotas, o evento híbrido possibilitou atender São Luís e os câmpus do continente: “Voltamos ao presencial, com a abertura realizada juntamente com a entrega do Prêmio Maria Ozanira da Silva e Silva. Fizemos, inclusive, uma transmissão ao vivo do evento para atender às demandas do continente. Esse modelo híbrido está funcionando muito bem. E pretendemos realizar em 2023, de forma presencial, em todos os Centros de Ciências do Continente”, afirmou o Pró-reitor.

A Profa. Dra. Audirene Amorim Santana reforçou que, assim como nos outros anos, foi montada uma equipe de tecnologia para realizar a transmissão das apresentações das salas virtuais. “A organização entrou em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que disponibilizou uma Central de Transmissão das salas virtuais para os canais do YouTube”, destacou a professora.

Na ocasião, também foram homenageados, por meio do Prêmio Maria Ozanira da Silva e Silva, os pesquisadores com maior qualidade e quantidade de produção científica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Confira a lista dos vencedores:

  • Premiado(a) na área de Ciências Humanas: Arkley Marques Bandeira

  • Premiado(a) na área de Ciências Sociais Aplicadas: Conceição de Maria Belfort de Carvalho

  • Premiado(a) na área de Ciências Tecnológicas: Aristófanes Correa Silva

  • Premiado(a) na área de Ciências Exatas: Claudia Quintino da Rocha

  • Premiado(a) na área de Ciências Biológicas: Jorge Luiz Silva Nunes

  • Premiado(a) na área de Ciências da Saúde: Antônio Augusto Moura da Silva

  • Premiado(a) na área de Ciências Agrárias: Lívio Martins Costa Júnior

registrado em: