Gestão da UFMA visita Fiema para consolidar parcerias promissoras em 2024

publicado: 28/12/2023 18h16, última modificação: 28/12/2023 18h18
AGEUFMA-NOTÍCIA (2).png

Em um movimento estratégico visando fortalecer laços, a gestão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, na tarde dessa quarta-feira, dia 27, uma visita à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), com o intuito de consolidar parcerias para o ano de 2024. O encontro, marcado por uma atmosfera de cooperação e inovação, sinaliza perspectivas promissoras para ambas as instituições e para o desenvolvimento da região.

O reitor Fernando Carvalho, pró-reitores, superintendentes e diretores da Universidade foram recebidos pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez, e toda sua equipe de gestão. Na ocasião, Fernando Carvalho apresentou projetos realizados na instituição que possuem grande potencial para o desenvolvimento social e econômico da região.

Entre as pautas discutidas, foram pontuados os processos de modernização da UFMA com ações voltadas para a tecnologia da informação; criação de um laboratório de inteligência artificial; escritório de inovação, que visa atender empresas e alavancar o processo de inovação no estado; rede metropolitana, com o objetivo de distribuir sinais de internet pelas escolas do estado; eventos de grande porte realizados na UFMA, como o Space Week, que ocorrerá no mês de setembro de 2024; e plataformas de transparência, como o "Conheça a UFMA".

Todos os tópicos levantados tiveram por objetivo central garantir a participação ativa da Fiema com o objetivo de estreitar os laços entre instituições públicas, empresas privadas e indústrias, a fim de alinhar demandas acadêmicas com as necessidades do mercado regional.

Por sua vez, a Fiema demonstrou grande interesse em estreitar laços com a UFMA, reconhecendo o potencial da Universidade como um centro de excelência acadêmica e de produção de conhecimento que pode contribuir significativamente para a inovação e o crescimento sustentável.

“Nós esperamos que as nossas parcerias sejam ampliadas, pois já temos parcerias de longas datas. Agora, com a nova gestão da UFMA, eu considero que essa visita aqui do magnifico reitor Fernando com toda sua equipe foi uma demonstração do compromisso de que a gente precisa realmente ampliar, porque, com o passar do tempo, as necessidades estão aumentando, e os desafios também. Chegou a hora de todos nós, de mãos dadas, nos debruçarmos naquilo que a gente possa contribuir para esse novo momento para esse novo Maranhão, mediante a formação de mão de obra, desenvolvimento técnico e tecnológico e em todos os projetos que possam contribuir para esse momento” expressou o presidente da Fiema, Edilson Baldez.

Um dos exemplos recentes dessa parceria firmada, que contribui significativamente para o desenvolvimento social, foi a realização da Cantata Nalina, ocorrida no dia 21 de dezembro, em colaboração com o Sesi. O evento alcançou centenas de pessoas com apresentações natalinas e culturais que encantaram os presentes.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, reafirmou o compromisso da Universidade em alinhar ações estratégicas juntamente com a Fiema para potencializar o estado.

“A Universidade e a Fiema já são parceiras em várias ações, e o que nós fizemos hoje foi uma visita de cortesia ao presidente e toda a equipe diretora da Fiema. Trouxemos nossa equipe para que possam conhecer e reafirmamos o nosso compromisso de cada vez mais fortalecer as parcerias entre as duas instituições. A Universidade tem esse papel de estar presente procurando resolver os problemas do nosso estado, e essa parceria traz exatamente isso, ou seja, nosso pensamento é trabalhar para que tenhamos um estado com melhor qualidade de vida e de desenvolvimento socioeconômico” finalizou.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Rildo Corrêa