Notícias
FÓRUM: Abertura debate possibilidades de financiamento e melhorias na produção científica da UFMA
Por Letícia Araújo/AGEUFMA
A manhã desta terça-feira, 25, foi marcada pelo início da programação do Fórum de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Internacionalização da UFMA. O evento, que foi transmitido para o Youtube da AGEUFMA, teve início às 9h e contou com programação especial para a cerimônia de abertura. Na ocasião, além da presença de representantes da UFMA e de instituições parceiras, foi realizada uma mesa-redonda sobre o tema “Possibilidades de financiamento e melhorias na produção científica da UFMA”.
Solenidade de abertura
A mesa de abertura do evento contou com a presença do magnífico reitor, Prof. Dr. Natalino Salgado, que pontuou as dificuldades de investimento em pesquisa no cenário atual e, diante disso, enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido na UFMA: “Os fóruns têm a vantagem de demonstrar o crescimento e o pioneirismo na integração entre a pesquisa, a pós-graduação, a inovação e a internacionalização na UFMA”, destacou o reitor.
Na ocasião, o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, destacou a presença de representantes das demais universidades do estado e reiterou a importância de uma cooperação em prol dos quatro importantes pilares do evento: "Recentemente, tivemos um grande sucesso no aumento das notas dos nossos Programas, desse modo, a cooperação entre as instituições faz-se necessária para que possam crescer juntas em todos esses âmbitos, além de possibilitar a continuidade desses resultados”, comentou o Pró-Reitor.
Também estiveram presentes no evento, os representantes de instituições parceiras como a Sra. Evangelina Noronha, presidente da Fundação Sousândrade, e o Prof. Dr. Alcimar Nunes Pinheiro, diretor da Fundação Josué Montello, que parabenizaram e prestaram seu apoio à realização do Fórum.
O representante da Comissão de Acompanhamento da Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização (CAPGPI), Prof. Dr. Manuel Messias Ferreira Júnior, também marcou presença e relembrou o caminho de desenvolvimento da produção científica que a UFMA vem obtendo desde 2010 “Desde esse momento, os fóruns atuam como instâncias disseminadoras de ideias e de trocas de experiência, sendo norteadores nos caminhos de desenvolvimento da universidade. Relembrar essa linha histórica permite entender o êxito presente”, destacou o coordenador.
Da programação de abertura
Para dar continuidade à cerimônia de abertura, às 09h30 foi iniciada uma mesa-redonda sobre o tema “Possibilidades de financiamento e melhorias na produção científica da UFMA”, que contemplou três palestras sobre as temáticas centrais do evento, seguida de um momento de debate entre os presentes.
A primeira palestra foi ministrada pela representante da American Chemical Society (ACS), Regina Bracechi, que apresentou as melhores maneiras de obter sucesso na publicação dos resultados em uma pesquisa, por meio do ACS Guide to Scholarly Communication Style.
Em seguida, o Prof. Dr. Fernando Carvalho e o Prof. Dr. João Batista Bottentuit Júnior apresentaram as possibilidades de financiamento e melhorias na produção científica por meio do Sistema Financiar (Fundep) e dos Editais FAPEMA 2023, respectivamente.
A programação do evento para esta terça-feira terá continuidade no turno da tarde, a partir das 14h, abrangendo palestras e debates sobre a pós-graduação, a pesquisa e as recentes resoluções de projetos de pesquisa, política de iniciação tecnológica e grupos de pesquisa.