Notícias
Extensão em Saúde: conheça o projeto que fortalece estratégias de combate à hanseníase em São Luís
Por Emilly Cardozo
O projeto chamado “Ações de educação continuada em saúde para a prevenção e controle da hanseníase no município de São Luís-MA” Surgiu com a parceria do Mestrado Profissional em Saúde da Família, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família com o objetivo de capacitar os profissionais da atenção primária à saúde para diagnosticar e tratar da hanseníase com o manejo adequado.
Vigência: 1º de outubro de 2024 a 1º de outubro de 2025 — promovendo intercâmbio científico e tecnológico entre universidade e comunidade.
Tendo em vista que o Maranhão ocupa o 3º lugar no Brasil e o 1 º da região Nordeste em relação a taxa de detecção de Hanseníase, o projeto visa a capacitação com minicursos , palestras e elaboração de material didático para instruir os profissionais da saúde.
Ações Realizadas:
29 de novembro de 2024
Divulgação de informações sobre a Hanseníase feita de maneira interativa com dinâmicas e distribuição de material educativo na Unidade de Educação Básica Henrique De La Roque Almeida localizada no bairro Vila Embratel.
17 de janeiro de 2025
Realização de exposição dialogada na área de espera do ambulatório de cuidados imediatos do Hospital Aquiles Lisboa,em função do janeiro roxo, com distribuição de material educativo.
Detalhes do Projeto:
-
Título: Ações de educação continuada em saúde para a prevenção e controle da hanseníase no município de São Luís-MA
-
Coordenação: Prof. Dr. Maria Raimunda Santos Garcia
-
Local: Universidade Federal do Maranhão
-
Parceria: Universidade Federal Do Maranhão
-
Público-alvo: profissionais da Atenção Primária à Saúde e profissionais do Sistema Único de Saúde
-
ODS relacionado: Saúde e Bem-Estar
Metodologia
Realização de minicursos sobre hanseníase, capacitações teóricas voltadas às ações de prevenção e controle da doença e elaboração de materiais didáticos para orientar os profissionais de saúde.
|
Atividades |
Carga horária |
|
Ação para os ACS e docentes |
100h |
Metas e produção acadêmica:
O projeto busca educar profissionais da saúde para identificar e encaminhar casos com sintomas sugestivos de hanseníase para investigação, fortalecendo dessa maneira o diagnóstico. Além disso, prevê a criação de cartilhas e revistas.
Ações do documento