Estão abertas as inscrições para o curso de Doutorado em Ciência dos Materiais

publicado: 31/05/2023 10h34, última modificação: 31/05/2023 10h34
2.png

Imperatriz, MA - Entre 22 de maio e 16 de junho de 2023, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Doutorado em Ciência dos Materiais. O Programa, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem como objetivo formar profissionais altamente capacitados para atuar na área de materiais avançados e desenvolver pesquisas científicas de excelência.

O curso é destinado a portadores de título de Mestre nas áreas de Ciências dos Materiais, Engenharia de Materiais, Física, Química ou Engenharias (Mecânica, Química, Metalúrgica, Elétrica). Os interessados poderão se inscrever através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), preenchendo o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S

Para efetuar a inscrição, é necessário enviar a documentação digitalizada exigida, conforme descrito no edital, em formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB. A confirmação do recebimento da documentação será encaminhada por e-mail aos candidatos. Caso algum candidato não receba a confirmação dentro do prazo, deverá entrar em contato com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) através do e-mail: ppgcm.ccsst@ufma.br.

É importante ressaltar que a confirmação do recebimento da documentação não equivale ao deferimento da inscrição, o qual será divulgado em uma data específica, de acordo com o cronograma estabelecido no edital. Não será permitida a complementação da documentação fora do período de inscrição.

Para participar do processo seletivo, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais). O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no ato da inscrição. A taxa deve ser recolhida por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível no anexo I do edital ou na página do programa (www.ppgcm.ufma.br), na aba Documentos/Formulários/GRU–Processo Seletivo. Caso necessário, a guia também poderá ser solicitada pelo e-mail: ppgcm.ccsst@ufma.br. Os candidatos que se enquadrem nos casos previstos em lei podem solicitar a isenção da taxa de inscrição através de requerimento específico.

O curso de Doutorado em Ciência dos Materiais terá início em agosto de 2023 e será realizado nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, na Unidade Avançada da UFMA em Imperatriz, localizada na Av. da Universidade S/N, Residencial Dom Afonso Felipe Gregory, Imperatriz - MA. O programa oferece três vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa de Síntese e Caracterização de Cristais Orgânicos e Inorgânicos, Materiais Vítreos e Cerâmicos, e Síntese e Caracterização de Compostos Metálicos Especiais.