Doutor mais jovem do Brasil é egresso da UFMA

publicado: 05/12/2022 10h30, última modificação: 05/12/2022 10h30
O estudante da área de Ciência dos Materiais, João Gomes, é o primeiro doutor formado pelo PPGCM
WhatsApp Image 2022-12-05 at 10.26.20.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mais uma vez, é reconhecida pela eficiência de seus Programas de Pós-Graduação. Dessa vez, a conquista do aluno João Gomes de Oliveira Neto, como um dos doutores mais jovens do país, aos 25 anos, demonstra a constância dos trabalhos na UFMA, em prol de uma pós-graduação consolidada.

João Gomes é aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) e apresentou à banca sua tese intitulada: "Obtenção e caracterização das propriedades físico-químicas de sais duplos sulfatados para uso em dispositivos ópticos e termoquímicos”. A defesa ocorreu no dia três de novembro e contou com a presença de professores residentes no Brasil e em Portugal para compor a banca.

Orientado pelo Prof. Dr. Adenilson Oliveira dos Santos, desde o início do doutorado, em 2019, João Gomes, além de se tornar um dos doutores mais jovens do Brasil, também alcançou o feito de ser o primeiro doutor formado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais. O discente concluiu sua tese com 12 artigos publicados em revistas com fator de impacto e 27 patentes depositadas.