Docente da UFMA é agraciado com Prêmio Ernesto Hamburguer de Divulgação Científica; honraria é equivalente ao Nobel de Física no Brasil

publicado: 03/07/2023 15h50, última modificação: 03/07/2023 15h51
reconhecimentooliveira-01.jpg

O professor dr. Antonio José Silva Oliveira, titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), receberá o prestigioso Prêmio Ernesto Hamburger de Divulgação em Física. O prêmio, criado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas e atividades de popularização das Ciências Físicas direcionadas à sociedade em geral.

O professor Antonio José Silva Oliveira, além de sua formação em Licenciatura em Física pela UFMA, possui mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Física pela Unicamp e pós-doutorado em Jornalismo Científico pelo Labjor – Unicamp. Ele desempenha um papel fundamental como educador e pesquisador na UFMA, ocupando atualmente o cargo de coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário UFMA.

Ao longo de sua carreira, o professor Antonio José Silva Oliveira já ocupou diversas funções administrativas na UFMA, incluindo as de Chefe de Departamento, Coordenador de Curso, Diretor de Centro, Diretor de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Vice-Reitor e Reitor em Exercício. Sua produção científica é notável, com artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de grande impacto, além de orientações de dissertações de mestrado e iniciação científica, beneficiando mais de uma centena de estudantes por meio de bolsas de agências de fomento.

O professor Antonio José Silva Oliveira já recebeu diversos prêmios e honrarias ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Fapema 2022. Ele também foi o idealizador e coordenador do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, que inspirou a criação de outros Centros de Divulgação Científica nas cidades de São Luís, Caxias, Bacabal, Barra do Corda, Imperatriz e Alcântara.

Além disso, o professor Antonio José Silva Oliveira é reconhecido por seu envolvimento em projetos de extensão universitária que visam levar a ciência para além dos muros da universidade e alcançar comunidades carentes e escolas públicas. Ele acredita na importância de levar conhecimento científico de qualidade para todos, independentemente de seu nível educacional ou social.

Com sua abordagem didática e entusiasmo contagiantes, o professor Antonio José Silva Oliveira conquistou o reconhecimento não apenas da comunidade acadêmica, mas também do público em geral. Seu compromisso com a divulgação científica tem contribuído para aumentar o interesse pela Física e inspirar jovens estudantes a seguirem carreiras científicas.

O Prêmio Ernesto Hamburger de Divulgação em Física é um reconhecimento mais do que merecido pelo trabalho incansável e pela dedicação do professor Antonio José Silva Oliveira em disseminar o conhecimento científico e despertar o interesse das pessoas pela Física. Sua contribuição tem sido fundamental para fortalecer a relação entre a ciência e a sociedade, estimulando o pensamento crítico e o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Com essa premiação, o professor Antonio José Silva Oliveira, que é era uma referência na área de divulgação científica em Física, inspira outros pesquisadores e educadores a seguirem seu exemplo. Seu trabalho é um exemplo de como a ciência pode ser acessível, interessante e relevante para a sociedade em geral.