Do título de IES Júnior à aprovação de projetos de pré-incubação: confira as ações empreendedoras da UFMA neste início de ano

publicado: 10/01/2023 10h14, última modificação: 10/01/2023 10h14
WhatsApp Image 2023-01-09 at 14.54.18.jpeg

As iniciativas da Diretoria de Empreendedorismo (DEMP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) têm garantido resultados positivos para o reconhecimento e incentivo empreendedor na Universidade, entre eles a conquista do título de IES Júnior pela UFMA. Além disso, a Universidade avança em seu Programa de Pré-Incubação, com a divulgação de projetos selecionados para participarem da capacitação empreendedora para a construção de um negócio.

UFMA conquista título de IES Júnior

A UFMA recebeu o título de IES Júnior pela Federação Maranhense de Empresas Juniores (Maranhão Júnior - MAJU). Esse é o título concedido a instituições que possuem pelo menos 25% de seus cursos superiores com empresa júnior. Com o título, a UFMA se junta à UEMA Sul, como as únicas IES em território maranhense.

O reconhecimento é resultado de incentivos da Diretoria de Empreendedorismo, em especial da Coordenação de Formação Empreendedora e Empresas Juniores, juntamente com o empenho de cada empresa júnior da UFMA que, de forma colaborativa, são capazes de favorecer a vivência empresarial na Universidade e elevar os níveis de maturidade do empreendedorismo jovem.

Em entrevista, o presidente da Maranhão Júnior, Pablo Cruz, comenta sobre o título alcançado pela UFMA e sua relevância: “Receber o título de IES Júnior significa que o ecossistema da Universidade absorveu a importância de trabalhar o empreendedorismo, com incentivos para transformar o Brasil em um país empreendedor por meio do movimento Empresa Júnior”.

Projetos de Pré-Incubação Aprovados

Além da conquista do título de IES Júnior, outras iniciativas demonstram que a UFMA continua avançando no quesito empreendedorismo. No último dia 26 de dezembro, a AGEUFMA tornou público o edital n° 38/2022, que regulamenta a seleção de propostas para Pré-Incubação de Ideias e Negócios Inovadores. Os projetos selecionados estão aptos para a incubação assistida pelo Núcleo Avançado de Empreendedorismo (NAVE), conforme as disposições previstas no edital.

Confira as propostas selecionadas:

1. Bioma- Renato Sonchini Gonçalves

2. Carbon: resíduos orgânicos - Nelson Roberto Castro Pinheiro