Diretoria de Pós-Graduação marca presença nas Aulas Inaugurais de Programas de Pós-Graduação na UFMA

publicado: 08/04/2024 10h51, última modificação: 08/04/2024 10h51

A Diretoria de Pós-Graduação (DPG) da AGEUFMA tem intensificado a presença junto às atividades dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Atualmente a DPG é dirigida pela Profa. Dra. Rosângela Lucena, que tem participado constantemente de aulas inaugurais nas pós-graduações da UFMA. A exemplo das aulas inaugurais dos Programas de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica e de Políticas Públicas.

O Auditório Central da Reitoria foi palco da 9ª Aula Inaugural do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), um evento marcante que contou com a presença expressiva de diversas autoridades, discentes, docentes e convidados especiais.

A Celebração Acadêmica:
- O evento contou com a presença dos novos discentes, bem como dos alunos da Turma 2023, responsáveis por organizar a Aula juntamente com a Coordenação do Programa.
- Entre os ilustres presentes estavam a Diretora de Pesquisa da AGEUFMA, Profa Dra. Rosangela Fernandes Lucana Batista, e a Coordenadora do PPGEEB, Profa Dra. Hercília Maria de Moura Vituriano.
- A condução da Aula Inaugural ficou a cargo da Profa Dra. May Guimarães Ferreira, professora titular de Psicologia do IFMA e professora aposentada do Curso de Pedagogia da UFMA, cujo tema foi intitulado "Ensinar é arte, aprender é libertação".

Comentários da Coordenação:

- O Vice-Coordenador da UFMA, Prof. Dr. Antonio de Assis Cruz Nunes, destacou a importância do evento, salientando que a organização foi primordialmente realizada pelos alunos da turma anterior, uma tradição que valoriza a integração e a continuidade dentro do programa.
- Segundo Nunes: "A Aula Inaugural 2024 do PPGEEB foi praticamente organizada pela turma anterior, a de 2023, que é uma tradição do programa dos discentes da turma anterior organizar a Aula para a turma nova. Logicamente, a Coordenação acompanha a logística organizativa. Foi muito significativa a Aula pelos conteúdos da Professora May Guimarães, assim como o PPGEEB continuou se empenhando numa Aula afetuosa para os novos discentes".

Continuidade das Aulas Inaugurais:
- Além do PPGEEB, outras iniciativas acadêmicas também marcaram presença, como a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/UFMA), que abordou o tema "Neoliberalismo e Descomposição Social: Crise, Trabalho e (Des)Proteção Social na América Latina", ministrada pela Dra. Silvia Fernandez Souto, da Universidade da Província de Buenos Aires.

Oportunidade para Reflexão e Integração:
- As Aulas Inaugurais representam não apenas um momento de boas-vindas aos novos estudantes, mas também uma oportunidade de reflexão sobre temas relevantes e de integração entre toda a comunidade acadêmica da UFMA. Esses eventos evidenciam o compromisso constante da instituição com a excelência acadêmica e a construção de um ambiente de aprendizado estimulante e colaborativo.