Notícias
Diretoria de Pós-Graduação da AGEUFMA publica Chamada que apoia pesquisadores a publicarem artigos em periódicos internacionais
A Diretoria de Pós-Graduação da AGEUFMA publicou, nesta quinta-feira, 18, a Chamada anual de apoio à publicação de artigos científicos em periódicos internacionais. O documento está disponível no portal da AGEUFMA e tem objetivo de incentivar a publicação científica internacional de alto impacto dos docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, além de melhorar os indicadores de desenvolvimento da Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA.
O docente proponente deverá enviar um artigo publicado entre janeiro e dezembro de 2021, além da documentação comprobatória da qualificação do mesmo na área de avaliação do programa de pós-graduação (tomando como referência o Webqualis 2013-2016) ou o fator de impacto atual, bem como, a comprovação da participação de discente ou egresso como autor e da elegibilidade do docente proponente.
Serão destinados auxílios financeiros aos pesquisadores contemplados, para os três artigos com maior Qualis e maior fator de impacto por área, totalizando R$ 7.000,00 (sete mil reais) por área. Em caso de empate de Qualis e fator de impacto, será considerado índice de citação e a participação de autores de instituições estrangeiras.
Para a concessão do auxílio financeiro ao pesquisador, os artigos científicos devem ter sido publicados ou aceitos no período de 01/01/2021 a 31/12/2021; devem ser avaliados e classificados, considerando os estratos do sistema WebQualis/Capes (2013-2016) na área do Programa de Pós-graduação ao qual o docente proponente esteja vinculado, sendo contemplados aqueles situados em periódicos dos estratos A1 e A2 ou com fator de impacto atual equivalente aos estratos citados em cada área. Os periódicos deverão ser indexados nas bases de indicadores bibliométricos da WEB OF SCIENCE.
Confira o edital em: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/chamada-interna-n-01-2022-2013-ageufma-ufma-apoio-a-publicacao-de-artigos-cientificos-da-pos-graduacao
Por Lucio Silva de Jesus/AGEUFMA