UFMA recebe Diretoria de Educação a Distância da Capes e apresenta demandas importantes para a pós-graduação

publicado: 07/12/2023 14h31, última modificação: 07/12/2023 14h31
NOTÍCIAS INSTAGRAM (1080 × 1080 px) (Post para Instagram (Quadrado)) (Post do Instagram).png

Na manhã de hoje (7), a Reitoria da Universidade Federal do Maranhão recebeu a visita institucional da Diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Suzana dos Santos. A reunião teve como foco a apresentação de demandas cruciais para o avanço da educação na instituição.

Propostas e Demandas Apresentadas

Durante a visita, foram discutidas diversas pautas, entre elas a possibilidade de criação de um curso de especialização em Educação Empreendedora na modalidade de Educação a Distância (EAD). Além disso, Suzana dos Santos apresentou a ideia de inclusão de cursos de mestrados profissionais em rede nas demandas financeiras da CAPES.

O Prof. Dr. Fernando Carvalho, reitor da UFMA, comentou sobre a importância da visita e das discussões realizadas: "Nós tivemos aqui a visita da Suzano, representante do EAD da CAPES, onde nós discutimos sobre novas propostas dos programas de pós-graduação profissionais. Também discutimos sobre a criação de novos cursos de EAD, para proporcionarmos um maior número de vagas para os nossos jovens, principalmente do continente, de forma que a universidade faça o seu papel, que é a formação de profissionais de alta qualidade."

Palavras da Diretora Suzana

A Diretora de Educação a Distância, Suzana dos Santos, explicou a dinâmica dos programas em rede nacional da CAPES, destacando a importância de articular teoria e prática. Ela enfatizou que o objetivo é trabalhar com professores para que suas dissertações resultem em recursos educacionais aplicáveis às demandas específicas de cada área do conhecimento.

Suzana apresentou um panorama dos programas já existentes e em construção, destacando a necessidade de crescimento em regiões como Norte e Centro-Oeste do Brasil. Ela também ressaltou o investimento na região amazônica, à qual a UFMA está vinculada. A diretora frisou a importância da colaboração com outras instituições, citando o contato com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para a inclusão no programa Profdigital.

Incentivo à Criação de Novos Cursos

Suzana dos Santos incentivou a UFMA a criar novos cursos, explicando o processo de submissão de propostas por meio das Avaliações de Propostas de Cursos Novos (APCN). Ela destacou a importância de seguir as orientações detalhadas no Manual do Usuário e de utilizar a senha da Pró-Reitoria de Pós-Graduação para o envio das propostas. A Diretora também ressaltou a necessidade de preparar propostas por meio das APCNs, seguindo os prazos definidos pela CAPES.