Diretora da AGEUFMA divulga detalhes sobre a programação do Fórum de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Internacionalização

publicado: 10/10/2022 10h38, última modificação: 11/10/2022 11h09
WhatsApp Image 2022-10-10 at 10.29.34.jpeg

Com o objetivo de esclarecer detalhes sobre a programação do próximo Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Internacionalização, a Profa. Dra. Flávia Nascimento trouxe algumas informações importantes. Saiba mais na entrevista abaixo:

Por Equipe de Comunicação/AGEUFMA

Qual a data do evento e o que ocorrerá na abertura?

O evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro e, em breve, estaremos liberando para divulgação toda a programação. De qualquer forma, no primeiro dia de abertura, já teremos algumas discussões a respeito da evolução da Pós-Graduação da UFMA.

O que há de novo no Fórum?

Com a intenção de realizar uma gestão participativa, o Prof. Dr, Natalino Salgado, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vai apresentar para comunidade uma nova versão do Fórum de Pós-Graduação, Pesquisa,  Inovação e Internacionalização. É a primeira vez que esses quatro eixos serão discutidos conjuntamente no mesmo fórum.

Fale sobre detalhes da programação

No segundo dia, nós iremos, de forma mais pragmática, observar os pontos que a Capes apontou nos relatórios de avaliação quadrienal e discutir com os coordenadores possibilidades de melhoria, além de trocar informações importantes com outros coordenadores que obtiveram maior êxito na avaliação e conseguiram tomar decisões importantes do ponto de vista estratégico. Tudo isso será discutido durante o primeiro e o segundo dia. No terceiro dia, nós discutiremos bastante sobre a pesquisa, a inovação e a internacionalização. Falaremos sobre os avanços que nós tivemos, as Resoluções que foram aprovadas e as que estão em tramitação e sendo discutidas com a comunidade.

Como eram realizados os fóruns antes?

O primeiro fórum desenvolvido pela primeira gestão do Prof. Dr. Natalino Salgado foi o Fórum de Pós-Graduação. Naquela época, em 2008, nós tínhamos 12 programas de Mestrado e 1 de doutorado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de lá para cá, nós evoluímos muito na Pós-Graduação e na pesquisa, nós ampliamos o olhar para a participação de estudantes nos critérios de internacionalização e inovação. Então, as exigências para o crescimento da Pós-Graduação elevaram muito e a pesquisa acompanhou esse crescimento.

Quais os objetivos do Fórum no que tange à Pós-Graduação?

Hoje nós temos muito mais programas do que naquele primeiro Fórum de 2008. Esse é o quinto fórum que será realizado, só que com discussões muito mais amplas e a intenção é que a gente divulgue para a comunidade tudo que tem sido feito, dessa forma, a Agência de Inovação Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA) contribuiu muito para a integração dessas áreas. É importante ressaltar que essa é uma oportunidade de discutirmos não somente com coordenadores dos programas de pós-graduação, mas também com os pesquisadores, tanto da pós-graduação, quanto da graduação, além dos alunos, tanto de graduação, quanto de pós-graduação. Será um evento aberto e remoto que permitirá que todas as unidades e centros da UFMA participem, então será um momento de muito enriquecimento para todos.