Notícias

Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente abrirá inscrições para doutorado no próximo dia 15

publicado: 08/02/2024 09h21, última modificação: 08/02/2024 09h25
EDITAL AGEUFMA MODELO.jpg

Edital disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ddma-01-2024-doutorado-em-desenvolvimento-e-meio-ambiente-associacao-plena-em-rede/edital-ddma-no-01-2024-abertura-do-processo-seletivo-discente

O Colegiado do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação Plena em Rede, composto por instituições renomadas como UFMA, UFPI, UFC, UFERSA, UFRN, UFPB, UFPE, UFS e UESC, tornou público o Edital DDMA 01/2024 para o processo seletivo extraordinário da turma 2024.

O curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, associado a essas instituições, visa formar profissionais capacitados para o magistério superior e pesquisa em prol do Desenvolvimento Sustentável. Podem se candidatar graduados em qualquer área do conhecimento que tenham afinidade com a temática central do curso.

A seletivo disponibiliza 11 vagas específicas para o Curso de Doutorado, conforme detalhado na Relação das Vagas, Linhas e Sublinhas de Pesquisa no Anexo I do edital disponível no Portal da AGEUFMA.

O período de inscrições ocorrerá de 15 de fevereiro a 11 de março de 2024, com possibilidade de solicitação de isenção da taxa de inscrição de 15 a 27 de fevereiro de 2024.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) no endereço eletrônico indicado no edital, preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação necessária conforme instruções do edital.

A taxa de inscrição na UFMA é de R$150,00, a ser recolhida no Banco do Brasil por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU), conforme orientações detalhadas no edital.

É importante ressaltar que não é obrigatório possuir orientador para participar do processo seletivo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail doutorado.prodema@ufma.br.

Os candidatos devem ter concluído o curso de mestrado em qualquer área de conhecimento, recomendado pela CAPES/MEC. No caso de cursos realizados no exterior, é necessário apresentar o diploma autenticado pelo Consulado do Brasil ou apostilado, conforme exigências legais.

Ao se inscrever, o candidato estará concordando com as condições estabelecidas no edital, assumindo o compromisso com o processo seletivo e os requisitos do curso.

registrado em: