Coordenador do PPGCOMPro vence premiação nacional na área do jornalismo

publicado: 11/11/2022 11h38, última modificação: 11/11/2022 11h38
Conquista do Prof. Dr. Márcio Carneiro no Prêmio Adelmo Genro Filho é de grande representatividade para o âmbito das pesquisas na UFMA
WhatsApp Image 2022-11-11 at 11.35.24.jpeg

Letícia Araújo/AGEUFMA

Após 4 anos, o Prêmio Adelmo Genro Filho, na categoria Pesquisa Aplicada em Jornalismo, retorna à Universidade Federal do Maranhão. O Prof. Dr. Márcio Carneiro, docente de Comunicação Social da UFMA, foi novamente o grande vencedor da premiação em 2022, o professor já havia sido vitorioso no ano de 2018, na mesma categoria.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente no Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e este ano, em sua vigésima edição, ocorreu entre os dias 9 e 11 de novembro, em Fortaleza.

O prêmio tem como objetivo reconhecer as contribuições relevantes para o campo da pesquisa do jornalismo e valorizar a qualidade dos trabalhos acadêmicos produzidos nas universidades, desse modo privilegiou a Pesquisa de Márcio Carneiro que consistia em um estudo sobre o seguinte tema: “Jornalismo e Big data - Protocolo de Abordagem e suíte de ferramentas de coleta e análise de dados em grandes volumes para jornalistas e pesquisadores”.

Sobre a conquista, o professor e coordenador ressalta  que a pesquisa é fruto de um trabalho conjunto, desse modo, trata-se de um reconhecimento ao esforço coletivo: “ O prêmio não só para mim, mas também ao Labcom, que é o laboratório que eu coordeno; ao Mestrado Profissional em Comunicação, que eu estou coordenando, e à própria UFMA, que tem excelência em seus trabalhos, não só na área de comunicação, mas em várias outras áreas”, declara o Prof. Dr. Márcio Carneiro.