Congresso Ecalfor promove a qualidade da formação docente em instituições da América Latina e Caribe

publicado: 30/11/2023 14h42, última modificação: 30/11/2023 14h43
2.png

Na manhã de hoje, 30 de novembro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início ao 2ª ECALFOR, projeto que visa a avaliação da formação de professores na América Latina e Caribe, com foco na garantia da qualidade dos diplomas de ensino. A cerimônia de abertura contou com a participação da Pró-Reitora da AGEUFMA, Flávia Nascimento, representando o Reitor da UFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, além do Pró-Reitor de Ensino, Prof. Dr. Romildo Sampaio.

A mesa de abertura foi composta por Eduardo López Pereira, Diretor da Agência de Garantia de Qualidade do Sistema Universitário da Galícia (ACSUG), Delva Odalys Batista Mendieta, Secretária Executiva do Convênio Andrés Bello, Lucia Herrera Torres, Reitora da Faculdade de Educação e Ciências do Esporte em Melilla, Ricieri Carlini Zorzal, Coordenador do evento em São Luís, e Oswaldo Lorenzo Quiles, Coordenador Geral do projeto ECALFOR.

A conferência inaugural foi conduzida pelo Dr. Alfredo Bautista, da Universidade de Educação de Hong Kong, China, abordando o "Treinamento de professores de ensino fundamental e médio, o modelo asiático como referência: Cingapura e Hong Kong".

O ECALFOR é liderado pela Universidade de Granada e busca alinhar-se com as necessidades estratégicas do ensino superior na América Latina e no Caribe para a formação de professores do ensino obrigatório. A UFMA, integrante dessa rede, já possui um acordo bilateral de cooperação internacional com a Universidade de Granada.

A programação continua nos próximos dias com diversas atividades, incluindo apresentação de trabalhos, mesas redondas sobre qualidade no ensino superior, reuniões da comissão de coordenação do projeto ECALFOR, entre outras. O evento representa um passo significativo na busca por melhorias na formação pedagógico-disciplinar dos professores da região, contribuindo para a integração entre universidade e sociedade.

Acesse a programação e mais detalhes em: https://wpd.ugr.es/~ecalfor/segundo-congreso/pt-br/