Conferência 'Cidades da Amizade' aproxima São Luís e Wuhan pela instauração de Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional

publicado: 14/06/2023 16h29, última modificação: 15/06/2023 10h26
WhatsApp Image 2023-06-14 at 16.28.48.jpeg

Em 1º de junho de 2023, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização, promoveu a Conferência intitulada Cidades da Amizade - Intercâmbio Virtual para Estudantes Universitários das cidades de Wuhan (China) e São Luís (Brasil), com a presença de autoridades governamentais e representantes estudantis de Instituições de Ensino Superior da China, localizadas em Wuhan, incluindo a renomada Hubei University, a Wuhan Sports University e a Huazhong University of Science and Technology, e da Universidade Federal do Maranhão.

A Conferência teve como objetivo fomentar a troca de informações sobre as oportunidades de intercâmbio estudantil, tanto virtual quanto presencial, entre as instituições participantes, além de divulgação da cultura, do idioma e das tradições locais.

Durante o Evento foram apresentados vídeos curtas-metragens, em formato Vlog, produzidos por estudantes de ambas as localidades, destacando a cultura, gastronomia e a vivência universitária em Wuhan e em São Luís.

Segundo o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva: “este foi um momento para a construção de um diálogo humano e aberto entre as instituições de ensino superior de São Luís e Wuhan e, consequentemente, para o fortalecimento das relações de amizade entre nossos países”.

Já nas palavras do Magnifico Reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho: “as instituições participantes têm muito a contribuir uma com as outras, especialmente no que diz respeito à inovação tecnológica, já que a China, hoje, é disposta como uma das maiores potências mundiais”.

Em Carta de Agradecimento, enviada pelo Gabinete de Relações Exteriores do Governo Popular Municipal de Wuhan à UFMA, relataram: “Consideramos Wuhan e São Luís como cidades irmãs. E muito nos honrou participar de atividades conjuntas voltadas à promoção das duas localidades e ao desenvolvimento comum. Desejamos continuar unindo esforços para o aprofundamento das relações de amizade entre nossas universidades. E estamos ansiosos para visitarmos São Luís e recebermos os pesquisadores maranhenses, em Wuhan e em nossas instituições”