Comitiva da SECTI Visita Núcleo Avançado de Empreendedorismo da UFMA

publicado: 27/05/2024 10h25, última modificação: 27/05/2024 10h26
matéria wasti.jpg

Na última quinta-feira, 23 de maio, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu a visita institucional da Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Maranhão (SECTI), Professora Dra Hemeneilce Wasti, e sua comitiva, composta por seis membros.

A comitiva foi recebida no Núcleo Avançado de Empreendedorismo (NAVE) pela pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Professora Doutora Flávia Nascimento,
Além da pró-reitora, estiveram no encontro o diretor de empreendedorismo, o professor doutor Walter César Nunes, a diretora de pós-graduação, professora doutora Rosângela Fernandes, o diretor de internacionalização, professor doutor Francisco Sávio Sinfrônio, o diretor de pesquisa, professor doutor Eduardo Bezerra, a coordenadora de prospecção e aceleração de inovações, professora doutora Alana Gandra Lima de Moura, o coordenador de formação empreendedora e empresas juniores, professor doutor Hélio Trindade e representando a coordenação de startups e parque tecnológico, a mestra Thaís Nunes.
Durante a visita, a comitiva da SECTI teve a oportunidade de conhecer detalhadamente todas as instalações do NAVE, e interagir com alunos representantes das empresas juniores, bem como, startups que desenvolvem suas atividades no NAVE, incluindo a ACRUX, representada, na ocasião, pelo professor doutor Luiz Jesus, que desenvolve pesquisas inovadoras na área aeroespacial. A visita permitiu observar o pleno funcionamento dos projetos e das iniciativas empreendedoras, destacando o ambiente dinâmico e inovador que caracteriza o NAVE.

O encontro inicial entre os representantes da SECTI e os diretores da AGEUFMA foi marcado pela troca de experiências e pelo alinhamento de futuras parcerias que visam fomentar a inovação e o empreendedorismo no estado do Maranhão. Segundo declaração da professora doutora Flávia Nascimento, pró-reitora da AGEUFMA
"A visita da SECTI ao NAVE é um passo significativo para consolidar a parceria entre a UFMA e o Governo do Maranhão. Juntos, podemos fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação e empreendedorismo, proporcionando aos nossos estudantes e pesquisadores oportunidades únicas de desenvolvimento”.
A reunião e a visita técnica reafirmaram o compromisso de ambas as instituições em trabalhar conjuntamente para promover a ciência, a tecnologia e a inovação no Maranhão, contribuindo para o avanço da pesquisa e do empreendedorismo no estado.