Chamada seleciona docentes da UFMA interessados em integrar Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

publicado: 16/02/2024 13h52, última modificação: 21/02/2024 18h42
66666666666666666666666.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, lançou o Edital Nº 12/2024, convocando docentes para comporem a proposta de adesão institucional da UFMA na Rede Nacional do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua.

O ProfÁgua é um Mestrado Profissional em Rede Nacional recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ofertado por uma rede de instituições de ensino superior, sob a coordenação geral da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Ilha Solteira.

O objetivo do edital é atrair docentes para integrar a proposta de adesão da UFMA à Rede ProfÁgua, contribuindo com sua expertise na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, conforme estabelecido no Edital PROFÁGUA 001/2024.

Para se candidatar, os interessados devem atender aos requisitos estabelecidos no edital disponível em (https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-no-12-2024-2013-edital-para-inscricao-de-docentes-para-comporem-a-proposta-de-adesao-institucional-da-universidade-federal-do-maranhao-na-rede-nacional-do-mestrado-profissional-em-gestao-e-regulacao-de-recursos-hidricos-2013-profagua/edital_adesao-docentes-profagua.pdf), como ser doutor em área de formação compatível, ter produção acadêmica e técnica relevante a partir de 2019, além de disponibilidade de carga horária para atuar no programa.

As categorias para os docentes são divididas em sênior, pleno e jovem, de acordo com a experiência na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

Os critérios de elegibilidade incluem declarar 10 horas semanais de dedicação ao ProfÁgua, participar de no máximo três programas de pós-graduação, informar dados solicitados no formulário de inscrição e comprovar produção acadêmica e técnica dos últimos cinco anos.

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail ageufma.dpg@ufma.br, acompanhadas dos documentos requeridos, como formulários preenchidos, currículo Lattes atualizado e declaração de concordância às normas do edital.

A seleção dos candidatos será realizada por uma Comissão Especial da AGEUFMA, considerando a aderência da área de atuação do docente com o programa. O cronograma prevê a divulgação do resultado final para o dia 29 de fevereiro, após análise das inscrições.