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Caminhos para a Pós-Graduação: projeto prepara docentes e discentes para novos horizontes acadêmicos
Por Emilly Cardozo
O projeto “Ações Afirmativas na Pós-Graduação: Qualificando Graduandos, Graduados, Professores/as da Rede Pública da Educação Básica para o Mestrado e o Doutorado” é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Mestrado Profissional em Filosofia que objetiva preparar e qualificar discentes e professores de redes de ensino escolares pertencentes a grupos sociais vulneráveis para participarem de processos seletivos na pós-graduação, visando seu ingresso em instituições de ensino superior.
Vigência: 1º de outubro de 2024 a 1º de outubro de 2025 — promovendo intercâmbio científico e tecnológico entre universidade e comunidade.
O projeto também visa informar as comunidades sobre as ações afirmativas, promovendo o diálogo com grupos quilombolas e indígenas. Buscando criar um espaço de formação continuada por meio de oficinas voltadas à elaboração de projetos de pesquisa, a organização da documentação necessária para candidatos às ações afirmativas e a preparação para entrevistas em processos seletivos
Ações Realizadas
7 e 8 de maio
Curso de extensão “Pesquisa em história global e conectada: da escolha do tema à elaboração de projetos de pesquisa”.
Detalhes do Projeto:
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Título: Ações Afirmativas na Pós-Graduação: Qualificando Graduandos, Graduados, Professores/as da Rede Pública da Educação Básica para o Mestrado e o Doutorado
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Coordenação: Prof. Dra. Soraia Sales Dornelles
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Local: Maranhão
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Parceria: Universidade Federal Do Maranhão
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Público-alvo: Comunidades tradicionais
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ODS relacionado: Redução das desigualdades; Paz, justiça e instituições eficazes;Igualdade de Gênero;Trabalho decente e crescimento econômico;Erradicação da pobreza; Educação de qualidade;
Metodologia
Apresentação do projeto de extensão; Panorama sobre as ações afirmativas; Explicação sobre a estrutura: funcionamento, exigências e duração dos cursos de pós-graduação; Orientação sobre os editais: prazos, documentos, etapas, critérios de avaliação, áreas de interesse e linhas de pesquisa; Troca intercultural; Auxílio dos discentes na elaboração dos projetos de pesquisa para a pós-graduação acadêmica e profissional;
Metas e produção acadêmica
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Ampliar o número de sujeitos de direito das Ações Afirmativas em processos seletivos de programas de pós-graduação no Maranhão;
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Construir uma rede de profissionais em educação capacitados para divulgar informações sobre Ações Afirmativas no Maranhão;
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Identificar a utilidade dos conteúdos e orientações fornecidas, bem como para medir os impactos do projeto na autoestima, autoconfiança, satisfação e qualificação acadêmica dos participantes;
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Construir dados que apontem como a inclusão de negros, indígenas, quilombolas, pessoas comdeficiência, pessoas trans, e pessoas em situação de baixa renda enriquece o ambiente acadêmico a propiciar o diálogo, a troca de experiências, o contato entre saberes elaborados a partir de perspectivas variadas;
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Demonstrar como a ampliação de sujeitos de direito das ações afirmativas impacta a elaboração dos projetos de pesquisa (seus temas, referenciais teóricos, objetivos, problemas, referências bibliográficas) e conduz a uma produção de conhecimento mais abrangente, mais robusta e mais conectada com diversidade étnica, racial e social da população brasileira;
Ações do documento