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Caminhos para a Pós-Graduação: projeto prepara docentes e discentes para novos horizontes acadêmicos

publicado: 04/11/2025 09h07, última modificação: 04/11/2025 09h07
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Por Emilly Cardozo

O projeto “Ações Afirmativas na Pós-Graduação: Qualificando Graduandos, Graduados, Professores/as da Rede Pública da Educação Básica para o Mestrado e o Doutorado” é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Mestrado Profissional em Filosofia que objetiva preparar e qualificar  discentes e professores de redes de ensino escolares pertencentes a grupos sociais vulneráveis para participarem de processos seletivos na pós-graduação, visando seu ingresso em instituições de ensino superior.

Vigência: 1º de outubro de 2024 a 1º de outubro de 2025 — promovendo intercâmbio científico e tecnológico entre universidade e comunidade.

 O projeto também visa informar as comunidades sobre as ações afirmativas, promovendo o diálogo com grupos quilombolas e indígenas. Buscando criar um espaço de formação continuada por meio de oficinas voltadas à elaboração de projetos de pesquisa, a organização da documentação necessária para candidatos às ações afirmativas e a preparação para entrevistas em processos seletivos

Ações Realizadas

7 e 8 de maio 

Curso de extensão “Pesquisa em história global e conectada: da escolha do tema à elaboração de projetos de pesquisa”.

Detalhes do Projeto:

  • Título: Ações Afirmativas na Pós-Graduação: Qualificando Graduandos, Graduados, Professores/as da Rede Pública da Educação Básica para o Mestrado e o Doutorado

  • Coordenação: Prof. Dra. Soraia Sales Dornelles

  • Local: Maranhão

  • Parceria: Universidade Federal Do Maranhão

  • Público-alvo: Comunidades tradicionais

  • ODS relacionado: Redução das desigualdades; Paz, justiça e instituições eficazes;Igualdade de Gênero;Trabalho decente e crescimento econômico;Erradicação da pobreza; Educação de qualidade;

Metodologia

Apresentação do projeto de extensão; Panorama sobre as ações afirmativas; Explicação sobre a estrutura: funcionamento, exigências e duração  dos cursos de pós-graduação; Orientação sobre os editais: prazos, documentos, etapas, critérios de avaliação, áreas de interesse e linhas de pesquisa; Troca intercultural; Auxílio dos discentes na elaboração dos projetos de pesquisa para a pós-graduação acadêmica e profissional;

Metas e produção acadêmica

  • Ampliar o número de sujeitos de direito das Ações Afirmativas em processos seletivos de programas de pós-graduação no Maranhão;

  • Construir uma rede de profissionais em educação capacitados para divulgar informações sobre Ações Afirmativas no Maranhão;

  • Identificar a utilidade dos conteúdos e orientações fornecidas, bem como para medir os impactos do projeto na autoestima, autoconfiança, satisfação e qualificação acadêmica dos participantes;

  • Construir dados que apontem como a inclusão de negros, indígenas, quilombolas, pessoas comdeficiência, pessoas trans, e pessoas em situação de baixa renda enriquece o ambiente acadêmico a propiciar o diálogo, a troca de experiências, o contato entre saberes elaborados a partir de perspectivas variadas;

  • Demonstrar como a ampliação de sujeitos de direito das ações afirmativas impacta a elaboração dos projetos de pesquisa (seus temas, referenciais teóricos, objetivos, problemas, referências bibliográficas) e conduz a uma produção de conhecimento mais abrangente, mais robusta e mais conectada com diversidade étnica, racial e social da população brasileira;

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