Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA facilita acesso ao conhecimento produzido na Universidade

publicado: 23/02/2023 16h35, última modificação: 23/02/2023 16h35
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSETAÇÕES_Mesa de trabajo 1.png

Por Lucio Silva

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) conta com uma importante ferramenta para estudantes e pesquisadores: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, disponível no endereço https://tedebc.ufma.br/jspui/. A plataforma reúne, organiza e disponibiliza, de forma online, a produção técnico-científica gerada pelos programas de pós-graduação da universidade.

Com a facilidade de acesso via web, a biblioteca digital permite que qualquer pessoa interessada possa acessar o texto completo de teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação da UFMA. A plataforma é integrada à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em nível nacional e internacional pela Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), da Virginia Tech University.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA é categorizada por autores, orientadores, membros de banca, áreas do CNPq, ano de defesa e tipo de documento, o que facilita a busca e o acesso às informações desejadas. Além disso, é possível fazer a busca pelos assuntos com o maior número de registros.

A plataforma permite o fácil acesso tanto para a comunidade acadêmica presencial quanto a de ensino a distância, contribuindo para a disseminação do conhecimento produzido na UFMA. A iniciativa também fomenta a produção acadêmica, uma vez que os estudantes podem consultar trabalhos de outros programas de pós-graduação para embasar suas próprias pesquisas.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA é uma ferramenta importante para a comunidade acadêmica, e tem como objetivo promover o acesso à produção científica gerada na universidade, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento em diferentes áreas do saber.