Aulas do Programa de Pré-Incubação iniciam hoje (20) após solenidade de abertura

publicado: 20/10/2022 12h31, última modificação: 20/10/2022 12h31
aberturapreincubação.png

Por Lucas Santos/AGEUFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Empreendedorismo (DEMP) da AGEUFMA, realizou a solenidade de abertura das aulas do Programa de Pré-Incubação de Ideias e Negócios Inovadores, executado pela DEMP/AGEUFMA na manhã desta quinta-feira, 20, às 09h.

Na abertura da solenidade o Reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado, destacou que este evento representa uma das ações que a Universidade está dando cada vez mais dimensão. Ressaltou, inclusive, a relevância da adoção da Política de Empreendedorismo na Instituição. Natalino Salgado destacou, ainda, que a primeira Diretoria de Empreendedorismo foi criada há 15 anos, sendo inserida na Pró-Reitoria de Extensão da UFMA. “Essa política de empreendedorismo já passou pelo processo de se inserir como instrumento legal de políticas públicas da nossa universidade”, destacou o reitor.

Para o Pró-Reitor da Ageufma, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, a Universidade tem passado por um processo constante de modernização, sobretudo na implantação do empreendedorismo. “Estamos implementando sistemas novos que vão auxiliar as ações efetivas de empreendedorismo da nossa universidade”, reforçou o pró-reitor.

Fernando Carvalho destacou, ainda, que é necessário que o empreendedorismo esteja dentro da graduação e da pós-graduação para formar alunos, professores e técnicos administrativos. “Vamos conduzir vários subprogramas que pretendem dar habilidades aos nossos alunos. Ainda temos deficiências que precisamos sanar e essa é nossa missão com o lançamento do Programa UFMA Empreendedora, que tem cinco subprogramas dentro dele, que estão sendo executados e trabalhados cada vez mais”, finalizou.

Lucas Fonseca, palestrante inicial, mestre pelo Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço na França, iniciou ministrando a palestra sobre o Empreendedorismo Disruptivo, abordando o empreendedorismo espacial e como isso vem se moldando no mundo. “O Estado do Maranhão é um forte candidato para encabeçar um ecossistema de startups ligadas ao espaço” afirmou Lucas Fonseca.

O Coordenador de Incubadora, Startups e Parque Tecnológico, Prof. Dr. Oswaldo Barbosa Loureda, apresentou, em seguida, o Programa de Pré-Incubação, citando o nome dos docentes que irão ministrar as aulas e as atividades que serão realizadas.

Posteriormente, a Coordenadora de Formação Empreendedora e Empresas Juniores, Thais Nunes, ministrou a palestra “Como abrir uma empresa Júnior". Na ocasião, incentivou a criação de empresas nos cursos de graduação e mostrou os passos que devem ser feitos para quem está interessado em abrir uma EJ.

Para finalizar, o Prof. Dr. Hélio Matos ministrou a primeira aula do Programa de Pré-Incubação com o tema “Análise do Problema e Benchmarking", que tem por objetivo entender o processo de tradução de ideias em produtos ou serviços úteis.