Aula Inaugural da Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica aborda Ética e Pesquisa na Pós-Graduação Stricto Sensu

publicado: 05/06/2023 11h46, última modificação: 05/06/2023 11h46
WhatsApp Image 2023-06-05 at 11.45.19.jpeg

São Luís, 5 de junho de 2023 - Na manhã de hoje, teve início na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a Aula Inaugural da 8ª Turma do Mestrado em Educação Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Com o tema "Ética e Pesquisa em Educação na Pós-Graduação Stricto Sensu", o evento está sendo realizado no Auditório Central da Reitoria da UFMA, localizado na Cidade Universitária Dom Delgado.

A abertura da aula contou com a presença de ilustres convidados, entre eles o magnífico reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho; a Diretora de Pós-Graduação da AGEUFMA, Profa. Dra. Flávia Nascimento; o Prof. Dr. Leonardo Soares, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis; o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho; e a Diretora do Centro de Ciências Sociais da UFMA, Profa. Dra. Lindalva Maciel. A presença dessas autoridades acadêmicas demonstra a importância e relevância do evento para a universidade e a comunidade acadêmica como um todo.

A Aula Inaugural está sendo ministrada pela renomada Professora Doutora Sandra Fernandes Leite, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com vasta experiência na área de educação e ética, a Professora Sandra abordará questões fundamentais sobre a ética na pesquisa em educação no âmbito da pós-graduação stricto sensu.

Este evento marca o início de uma nova turma de pós-graduandos que buscarão aprimorar seus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento da educação profissional no Brasil. O Mestrado em Educação Profissional do PPGEEB da UFMA tem se destacado como um programa de referência na formação de pesquisadores e profissionais comprometidos com a melhoria da educação básica.

A Aula Inaugural é um momento de inspiração e reflexão para os alunos que ingressam no programa, proporcionando uma visão ampla dos desafios e responsabilidades que a pesquisa em educação implica. Através do debate sobre a ética na produção do conhecimento, os pós-graduandos serão encorajados a desenvolver pesquisas de qualidade, com rigor metodológico e respeito aos princípios éticos que regem a área.

Com a Aula Inaugural em andamento, a expectativa é que os participantes saiam enriquecidos de conhecimento e motivados para iniciar suas trajetórias acadêmicas e profissionais com ética e comprometimento. A UFMA, juntamente com seus docentes e pesquisadores, continua empenhada em promover a excelência na educação e contribuir para o avanço científico no campo da educação profissional.