Notícias

AGEUFMA publica Edital que abre inscrições para o Mestrado em Biodiversidade e Conservação

publicado: 25/07/2023 08h36, última modificação: 25/07/2023 08h37
1.jpg

Botão com Estilos

Por Lucio Silva

Edital disponível aqui

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização - AGEUFMA da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) torna público que estarão abertas, no período de 01/08/2023 a 31/08/2023, as inscrições para a seleção e ingresso no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO - PPGBC, nível: Mestrado, credenciado pela CAPES.

O programa é direcionado a profissionais graduados das áreas de Ciências Biológicas, Oceanografia, Geociências, Química, Ciências Agrárias e/ou graduados que tenham desenvolvido atividades na área de Biodiversidade e Conservação. O PPGBC conta com três linhas de pesquisa: Biologia de Populações e Comunidades de Áreas de Transição, Diversidade Animal e Vegetal de Áreas de Transição e Ecotoxicologia e Bioprospecção.

O processo seletivo para o curso de mestrado oferece 20 vagas, que serão distribuídas de acordo com a disponibilidade dos docentes credenciados do Programa para este Edital. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFMA, por meio do preenchimento eletrônico do formulário de inscrição disponível no endereço: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto. Além disso, os candidatos devem enviar a documentação exigida conforme roteiro no anexo I do edital.

PARTE DO CRONOGRAMA DISPONÍVEL NO EDITAL

DataEvento
01/08 a 31/08/2023 Período de inscrição
01 a 04/08/2023 Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição
07/08/2023 Análise das solicitações de isenção
08/08/2023 Resultado da análise das solicitações de isenção
09/08 e 10/08/2023 Recebimento de recurso referente ao indeferimento do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição
11/08/2023 Resultado dos recursos referentes ao indeferimento do pedido de isenção do pagamento da taxa de Inscrição
06/09/2023 Divulgação da lista de candidatos com inscrições homologadas
11 e 12/09/2023 Recebimento de recurso referente ao resultado da inscrição

Para aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Decreto Federal 6.593/2008 e do Decreto Federal 11.016/2022 (família de baixa renda), há a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda. Os candidatos interessados devem encaminhar o requerimento de isenção, juntamente com a cópia do RG e do NIS ou comprovante de cadastramento atualizado, para o e-mail biodiversidade@ufma.br, conforme modelo e orientações disponíveis no anexo VI do edital.

É importante ressaltar que a declaração falsa ou omissão de informações no pedido de isenção acarretará em sanções previstas em lei. Após o julgamento das solicitações, os candidatos com pedidos de isenção deferidos deverão efetivar suas inscrições, apresentando a documentação necessária até a data limite estabelecida. Já aqueles com pedidos indeferidos poderão optar por inscrever-se, apresentando a documentação necessária e realizando o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo.

O programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da UFMA tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de biodiversidade, conservação e sustentabilidade, formando profissionais qualificados e aptos a atuarem em diversos campos de atuação relacionados à preservação da fauna e flora. A divulgação completa do edital e todas as informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no site oficial da UFMA. Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e contribuir para a conservação do meio ambiente. Inscreva-se já!

registrado em: ,