AGEUFMA publica Edital PIBITI para Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

publicado: 16/04/2024 08h03, última modificação: 16/04/2024 08h03
Cópia de Disponível Edital 20242025 (1).png

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicou o Edital 26/2024, voltado para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

LINK DO EDITAL: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/pibiti-cnpq-fapema-ufma-voluntario-2024-2025/edital-26-pibiti.pdf

O edital prevê a concessão de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, em parceria com o CNPq, FAPEMA e UFMA, destinadas a alunos de graduação. As inscrições estarão abertas no período de 15 de abril a 03 de maio de 2024, encerrando-se às 23h59min do último dia.

As propostas de planos de trabalho deverão ser submetidas pelos pesquisadores da UFMA à Coordenação do PIBIC/PIBITI, por meio dos formulários eletrônicos disponíveis no SIGAA, conforme orientações disponibilizadas no site oficial da AGEUFMA.

O processo seletivo será dividido em duas etapas:
I) Pré-seleção, realizada pela Comissão Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, no período de 13 a 24 de maio de 2024.
II) Seleção, conduzida pela Comissão Externa do PIBITI, formada por representantes do CNPq, em colaboração com a Comissão Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, de 27 de maio a 07 de junho de 2024.

Para serem elegíveis às bolsas do PIBITI, os estudantes devem atender aos requisitos estabelecidos na Resolução nº 2.445/2022-CONSEPE e na Resolução nº 04/2022-FAPEMA, além de outros critérios especificados no edital.

Entre os requisitos para os discentes estão:
- Coeficiente de rendimento (CR) acumulado igual ou superior a 6,0;
- Currículo no modelo Lattes atualizado há pelo menos 3 meses;
- Não ter mais que 03 reprovações no histórico escolar (para alunos indicados para bolsas FAPEMA);
- Não estar cursando o último ano de graduação (para alunos indicados para bolsas FAPEMA);
- Possuir termo de compromisso do orientador e bolsista para apresentação de relatório final e SEMITI correspondentes, mesmo após a conclusão do vínculo institucional do discente (para alunos cursando o último ano da graduação, bolsistas CNPq, UFMA e voluntários).

O edital representa uma oportunidade para os estudantes engajarem-se em projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação, contribuindo para o avanço da pesquisa na UFMA e no país.