AGEUFMA prestigia aula inaugural de Especialização em Ensino da Matemática

publicado: 19/01/2024 09h45, última modificação: 19/01/2024 09h45
010203.png

Na noite de ontem, 18 de janeiro de 2024, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Ensino da Matemática no Ensino Médio. O evento, que ocorreu de forma on-line, marcou o início de um curso que promete ser fundamental para a formação de professores e a melhoria do ensino da matemática na região.

A palestra, intitulada "Formações continuadas para professores de Matemática: importância e alguns exemplos", foi ministrada pela Profa. Viviane de Oliveira Santos, que abordou a relevância das formações continuadas para os docentes de Matemática, proporcionando uma visão prática e exemplos inspiradores para os futuros participantes do curso.

A Profª. Dra. Flávia Nascimento, Pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), destacou a importância do curso, ressaltando a carência de mestres e doutores na área e enfatizando que a especialização é uma porta de entrada crucial na pós-graduação. Ela encorajou os participantes a progredirem em suas formações, seja através de mestrados ou doutorados, destacando as oportunidades oferecidas pela UFMA nesse sentido.

O Prof. Dr. Fernando Carvalho, reitor da UFMA, salientou a importância de fortalecer o ensino da matemática diante dos desafios apresentados pelas notas do IDEB no Maranhão. Ele parabenizou a iniciativa do curso de especialização, destacando a necessidade de capacitar cada vez mais os professores do ensino básico, fundamental e médio. O reitor ressaltou que a universidade tem o compromisso de oferecer uma base sólida para o ensino da matemática por meio de cursos como esse.

Por Lucio Silva