AGEUFMA lança novo Portal e publica Edital de Pré-incubação de Ideias e Negócios Inovadores

publicado: 09/06/2022 13h11, última modificação: 09/06/2022 13h11
888-01.jpg

Com o objetivo de garantir transparência administrativa e aperfeiçoar a divulgação institucional das ações da AGEUFMA, foi realizado na manhã desta quinta-feira (09), às 10h, o lançamento do novo portal institucional da Agência. Na ocasião, ocorreu também a publicação do edital de Pré-incubação, culminando com a palestra do Coordenador de Incubadora, Startups e Parques Tecnológicos da AGEUFMA, Prof. Dr. Oswaldo Loureda, com o tema “Como criar uma startup inovadora”. O evento foi realizado de forma on-line, por meio do Google Meet, com transmissão para o Youtube.

O novo portal da AGEUFMA

Criado de maneira interativa, possibilita acesso facilitado às informações da AGEUFMA de forma sistemática e holística. Comparando com o website antigo, houve um aperfeiçoamento no quesito acessibilidade, apresentando elementos importantes como alto contraste, para pessoas que tenham deficiência visual, além do tradutor em libras. Em se tratando do viés técnico, outras ferramentas foram implementadas, como o menu principal em formato drop-down, hall de notícias, mapa do site, além de uma ferramenta de tradução diretamente do site para qualquer outro idioma, que possibilita o acesso em diversas línguas, para atender e facilitar a internacionalização das ações da AGEUFMA.

A solenidade contou com a participação de autoridades que contribuíram para a implementação do novo site, é o caso do Superintendente de Tecnologia da Informação da UFMA, Anilton Bezerra Maia. Durante sua fala, foi reforçada a importância de melhoramentos no âmbito tecnológico: “O novo portal surge com o propósito de modernizar e esse tipo de iniciativa é capaz de transformar vidas através da tecnologia”, destacou.

Quem também esteve presente na cerimônia foi o magnífico Reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado, que  expressou satisfação diante do resultado apresentado: “O símbolo da UFMA hoje é a inovação, que está presente em um leque de ações, impulsionados pela Superintendência de Tecnologia da Informação. O lançamento do novo site é um momento singular que mostra a dinâmica com que a universidade produz. O mais importante da AGEUFMA é justamente a integração de todas as diretorias, que o novo portal proporciona.” disse

Edital  de Pré-incubação assinado

Dando continuidade à cerimônia, o magnífico Reitor foi convidado a assinar, simbolicamente, o Edital N°38/2022, referente ao processo de seleção de ideias inovadoras pela Incubadora de Empresas da UFMA. Esse edital tem como objetivo incentivar e apoiar o empreendedorismo e a inovação nas Instituições UFMA e IFMA e representa a implementação de políticas de empreendedorismo dessas Instituições. A iniciativa pretende prover ferramentas de estímulo e capacitação para o desenvolvimento de planos de negócios potenciais.

Na ocasião, o Pró-reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, apresentou considerações importantes sobre o sucesso da parceria UFMA-IFMA para a realização da pré-incubação no ano de 2022: “É o segundo edital, com parceria fortalecida com o IFMA, para que possamos fortalecer as ações entre ambas as instituições, como forma de otimizar a realização de forma conjunta e parceria efetiva. O edital de 30 propostas de incubação, contará 30% de propostas destinadas aos alunos do IFMA”, reforçou o pró-reitor.

O Reitor da UFMA reiterou a importância de disseminar a cultura empreendedora, algo que a Universidade busca realizar desde o início da gestão: “O Brasil é um país empreendedor, mas falta cultura empreendedora devido à desigualdade e a uma educação que não é sólida. A ideia é fortalecer a iniciativa com editais e parcerias, fazendo essa liga de conexão, dando oportunidades para jovens, estabelecendo treinamento e cursos para estabelecer essa cultura dentro da Universidade”, finalizou.

Palestra e encerramento

Para dar encerramento ao encontro, foi ministrada a palestra “Como criar uma startup inovadora”, pelo Prof. Dr. Oswaldo Loureda, coordenador de Incubadora, Startups e Parques Tecnológicos da AGEUFMA.

O professor Oswaldo Loureda expôs um pouco sobre como surgiram as primeiras startups, ampliou a fala para sua estruturação, mas deu destaque aos elementos básicos do processo e expressou a importância do empreendedorismo para a Instituição: “Com o tempo, o empreendedorismo mudou a conotação e passou a ser mais especializado, é o processo de criar algo diferente e com valor voltado para o ecossistema de inovação. Existe uma grande importância por trás das empresas de inovação pela pesquisa. A UFMA oferece um ambiente para implementação dessas ideias. A ação de empreender é um termo associado à palavra esforço e o empreendedor é aquele que consegue através das inovações gerar sucesso”, finalizou o palestrante.