AGEUFMA impulsiona Cooperação Técnica entre UFMA e organizações externas

publicado: 27/09/2023 11h08, última modificação: 27/09/2023 11h08
1.png

A Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (AGEUFMA) tem se destacado no fechamento de acordos e convênios de cooperação técnica entre a UFMA e organizações externas, promovendo a expansão do conhecimento e o desenvolvimento de projetos de relevância para a sociedade.

Um dos acordos mais recentes, assinado em 14 de junho de 2023, envolve a parceria com a TECGRAF - Tecnologia em Computação Gráfica LTDA. Esse acordo tem como objetivo a utilização de ferramentas comerciais de agricultura de precisão nas ações de ensino, pesquisa e extensão da UFMA. A parceria promete impulsionar a pesquisa agropecuária e contribuir para o desenvolvimento de técnicas mais avançadas na agricultura.

Outro convênio de destaque, assinado em 4 de maio de 2023, envolve a UFMA e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neste acordo, as instituições unem esforços para o desenvolvimento de um cubesat padrão 1U de baixo custo para uma missão proposta por jovens estudantes do município de Alcântara. Esse projeto promete fomentar o interesse pela ciência e tecnologia entre os jovens e impulsionar a pesquisa espacial brasileira.

Além desses acordos já consolidados, a AGEUFMA está em fase de conclusão de outros importantes convênios:

- SEDES - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social: A UFMA está prestes a concluir um acordo que visa a realização de uma pesquisa de avaliação dos serviços prestados pelos restaurantes populares do estado do Maranhão. Esse estudo pode contribuir para melhorias significativas nos serviços de assistência social oferecidos à população.

- FIOCRUZ Minas - Fundação Oswaldo Cruz: A parceria com a FIOCRUZ Minas está em fase de conclusão e envolve um ensaio para a utilização de uma nova droga no tratamento da leishmaniose cutânea. Esse convênio tem o potencial de impactar positivamente a saúde pública.

- EMBRAPA Meio Norte (PI) - Fortalecimento do programa de pós-graduação da UFMA e pesquisa da EMBRAPA: Esta parceria também está em fase de conclusão e visa fortalecer o programa de pós-graduação da UFMA e impulsionar a pesquisa realizada pela EMBRAPA na região.

A AGEUFMA tem desempenhado um papel fundamental na articulação e na viabilização dessas parcerias, que representam oportunidades valiosas para a UFMA expandir seu alcance e impacto na sociedade, além de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Maranhão e do país. A UFMA, por meio da AGEUFMA, continua comprometida com a busca de novas oportunidades de cooperação técnica que possam impulsionar a pesquisa, o ensino e a inovação, promovendo assim o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil.