AGEUFMA e ANPG fortalecem parceria institucional e levantam importantes debates sobre a pós-graduação

publicado: 24/05/2024 12h09, última modificação: 24/05/2024 12h09
Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de AGEUFMA-NOTÍCIA.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, na última quarta-feira, 22 de maio, uma comitiva da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG) para uma reunião de grande importância. O encontro ocorreu no gabinete da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e contou com a presença de diversos representantes da universidade e da ANPG.

Estiveram presentes na reunião o professor Dr. Danilo Lopes, pró-reitor de assistência estudantil, a professora Dra. Rosângela Fernandes, diretora de pós-graduação, o professor Dr. Francisco Sávio, diretor de internacionalização, e a pró-reitora da AGEUFMA, professora Dra. Flávia Nascimento. Pela ANPG, participaram o senhor José Guimarães, representante da ANPG Maranhão, Bernardo Bland, vice-presidente da ANPG Nordeste, e Thalisson Reinaldo, presidente do Diretório Acadêmico de Biologia.

Durante o encontro, foram abordadas diversas questões cruciais para o desenvolvimento da pós-graduação na UFMA. Entre as pautas discutidas, destacaram-se os critérios para a concessão de bolsas, as residências acadêmicas e o orçamento da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Outro tema relevante foi o congresso da ANPG, que será realizado em Belo Horizonte.

O vice-presidente da ANPG Nordeste, Bernardo Bland, destacou a importância da parceria institucional entre a ANPG e a pró-reitoria da UFMA. "A colaboração entre as nossas instituições é fundamental para promover melhorias significativas no apoio e nas condições oferecidas aos pós-graduandos. Esse diálogo é essencial para o fortalecimento das políticas de assistência estudantil e para a consolidação da nossa rede de apoio acadêmico", afirmou Bernardo Bland.

A reunião encerrou com um consenso sobre a necessidade de continuar promovendo encontros regulares para discutir e acompanhar o desenvolvimento das ações e políticas voltadas para os pós-graduandos. A UFMA e a ANPG reafirmaram seu compromisso em trabalhar conjuntamente para alcançar os objetivos estabelecidos e proporcionar um ambiente acadêmico cada vez mais inclusivo e estimulante para todos os estudantes de pós-graduação.