AGEUFMA divulga normas para concessão de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação do PIBITI

publicado: 13/04/2023 10h48, última modificação: 13/04/2023 10h48
editalpibiti_Prancheta 1.png

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou a abertura das inscrições para a concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). As vagas são destinadas a alunos de graduação e serão concedidas em cotas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da própria UFMA. O período de vigência será de 01 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024.

As inscrições estarão abertas no período de 12 de abril a 11 de maio de 2023, até as 18h00min, e os interessados devem se atentar aos prazos e requisitos estabelecidos no edital. Além das bolsas remuneradas, o presente edital também se aplica aos discentes não remunerados do PIBITI, designados como "voluntários".

As normas para apresentação de propostas de planos de trabalho foram estabelecidas de acordo com a Resolução nº 2.445/2022-CONSEPE, a Instrução Normativa nº 02/2022-AGEUFMA, a Resolução nº 04/2022-FAPEMA, a Resolução Normativa Nº. 017/2006-CNPq e seu anexo VI, específico para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Os interessados em concorrer às bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação do PIBITI devem consultar o edital e seguir as normas estabelecidas pela AGEUFMA.

SOBRE O PIBITI

O PIBITI é um programa que visa estimular a formação de recursos humanos para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e inovador, contribuindo para a ampliação da cultura científica e tecnológica entre os estudantes de graduação. As bolsas concedidas possibilitam a participação dos estudantes em projetos de pesquisa e desenvolvimento, sob a orientação de pesquisadores qualificados, o que contribui para a formação acadêmica e profissional dos bolsistas.