AGEUFMA abre inscrições para Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio

publicado: 16/04/2024 08h21, última modificação: 16/04/2024 08h21
2.png

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou o Edital 27/2024, que estabelece as normas para apresentação de propostas visando à concessão de bolsas de iniciação científica no ensino médio e técnico.

EDITAL: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/iniciacao-cientifica-ensino-medio-pibic-em-cnpq-voluntario-2024-2025/edital-27-pibic-em.pdf

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) destina-se a alunos do ensino médio do Estado do Maranhão e tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico entre os estudantes.

As inscrições estarão abertas no período de 15 de abril a 03 de maio de 2024, por e-mail institucional, encerrando-se às 23h59min do último dia.

O processo seletivo será conduzido em duas etapas:
1) Pré-seleção, realizada pela Coordenação de Programas PIBIC e PIBITI da UFMA, de 06 a 10 de maio de 2024, visando à adequação técnica das propostas e ao atendimento dos requisitos do edital;
2) Seleção, realizada pela Comissão Institucional de Iniciação Científica do PIBIC-UFMA, de 13 a 24 de maio de 2024, composta por representantes de diversas áreas do conhecimento.

Os requisitos para os orientadores incluem ser professor do COLUN ou da UFMA, possuir titulação de mestre, doutor ou livre-docente, com produção científica nos últimos cinco anos, entre outros critérios especificados no edital.

Já os requisitos para os alunos incluem estar regularmente matriculado no ensino médio ou técnico do estado do Maranhão, ter desempenho escolar compatível com as atividades de iniciação científica, entre outros.

Para se inscrever, os orientadores devem enviar a documentação necessária ao e-mail ageufma.cicp@ufma.br, dentro do prazo estabelecido no edital, contendo identificação do proponente, cópia do projeto de pesquisa, cópia do parecer do comitê de ética (quando aplicável) e cópia do plano de trabalho associado ao projeto.

O edital representa uma oportunidade para os estudantes do ensino médio e técnico se envolverem com a pesquisa científica e contribuírem para o avanço do conhecimento na UFMA e na região.