Notícias

AGEUFMA abre Chamada Interna para concessão de bolsas do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

publicado: 25/03/2024 11h48, última modificação: 25/03/2024 11h53
Cópia de EDITAL AGEUFMA MODELO.jpg

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) anuncia a abertura do Edital Nº 01/2024, referente ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), conforme regulamentado pela Portaria CAPES Nº 77, de 8 de março de 2024. Esta iniciativa visa promover o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes brasileiros, concedendo bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos da UFMA.

Confira a Chamada completa aqui!

De acordo com o edital, o número total de bolsas será calculado considerando uma bolsa por programa de Pós-Graduação acadêmicos de nível doutorado com nota igual ou superior a 4 na última Avaliação Quadrienal da Capes. Programas de doutorado recentemente aprovados também serão contemplados, desde que reconhecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação - CNE.

A seleção dos bolsistas será de responsabilidade dos Programas de Pós-Graduação (PPG), com posterior homologação pela AGEUFMA, conforme estipulado no edital. Cabe aos PPG verificar o cumprimento dos requisitos mínimos para a candidatura, estabelecidos no documento oficial.

Após a seleção dos candidatos, cada Coordenação do PPG deverá enviar o resultado preliminar à AGEUFMA até o dia 26 de abril, para homologação. Serão priorizadas as propostas aprovadas que atenderem aos requisitos estabelecidos pela CAPES em seu Edital e que estejam alinhadas com o Plano de Internacionalização da UFMA.

Os interessados devem ficar atentos ao calendário estabelecido, com a Chamada Interna disponível no site da AGEUFMA a partir do dia 25 de março de 2024, seguido pelo período de seleção interna dos candidatos até 26 de abril. A análise e homologação dos candidatos ocorrerá entre os dias 27 e 30 de abril de 2024.

Essa é uma oportunidade imperdível para os estudantes de doutorado da UFMA expandirem seus horizontes acadêmicos e contribuírem para o avanço da ciência e tecnologia no cenário internacional.

registrado em: