Abertura do I Encontro de Empreendedorismo da UFMA ocorreu nessa quarta-feira (28)

publicado: 28/09/2022 11h47, última modificação: 28/09/2022 11h48
Abertura do I Encontro de Empreendedorismo da UFMA ocorreu nesta quarta-feira (28).jpg

Na manhã dessa quarta-feira, 28, ocorreu o I Encontro de Empreendedorismo da UFMA, iniciativa que pretende destacar a política empreendedora na Universidade. A cerimônia foi iniciada às 9h e contou com transmissão para o Youtube da AGEUFMA.

O I Encontro de Empreendedorismo da UFMA é uma realização da Diretoria de Empreendedorismo (Demp) que, além de apresentar as políticas de empreendedorismo em suas diversas possibilidades de ação, pretende também destacar os programas que vêm sendo desenvolvidos pela Universidade e esclarecer o funcionamento do empreendedorismo inovador à comunidade acadêmica.

A programação do evento contempla a educação empreendedora, por meio de mesa redonda e palestras, a fim de abordar o empreendedorismo em suas diversas possibilidades de ação.

Abertura

Para compor a mesa de abertura do evento, o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, representando o Reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado, deu as boas-vindas aos docentes e discentes presentes no encontro e reforçou as iniciativas empreendedoras que estão sendo implementadas na Universidade, destacando o recente lançamento do edital de Pré-Incubação de Ideias e Negócios Inovadores, que segue com inscrições abertas até 30 de outubro.

Sobre a realização do evento, o Pró-Reitor reiterou que o I Encontro de Empreendedorismo da UFMA funciona como um fator agregador para essas políticas que já estão sendo empregadas: “O modelo de empregabilidade está mudando com os avanços tecnológicos, então a nossa intenção não é somente a formação técnica dos nossos alunos, mas a formação empreendedora capaz de possibilitar o desenvolvimento de habilidades como a inteligência emocional para empreender e integrar o mercado. Dessa forma, o I Encontro de Empreendedorismo vai impulsionar diversas ações futuras neste eixo”, destacou o Prof. Dr. Fernando Carvalho.

Palestras

O Prof. Dr. Oswaldo Loureda deu prosseguimento com a primeira palestra da programação “Startups: Como tirar sua ideia do papel”. A explanação  do palestrante visou desmistificar as noções sobre a criação de um negócio, desse modo foram abordados temas como os tipos de empreendedorismo, a personalização de um negócio, pré-incubação de ideias, definição, estruturação e protótipo de um produto, entre outras temáticas.

Em seguida, o diretor de Empreendedorismo da AGEUFMA, Prof. Dr. Walter Nunes ministrou a palestra “Empreendedorismo e o Programa UFMA Empreendedora”, apresentando os programas e os espaços voltados para a inovação e o empreendedorismo na Universidade Federal do Maranhão.

O palestrante também ressaltou a importância das ações da Universidade para atender os requisitos básicos de uma educação empreendedora: “As ideias dos alunos devem reverberar no mercado e a universidade é o celeiro para essas iniciativas inovadoras. São essas instituições que possuem na sua missão  o compromisso de estar inserido em um contexto que possibilite, de fato, o empreendedorismo”, comentou o diretor.

Encerramento

Para finalizar o evento, foi realizada uma mesa redonda sobre o Movimento Empresa Júnior (MEJ), com debate sobre educação empreendedora e apresentação da empresa “Maranhão Júnior", seguida da palestra “A Universidade como celeiro de negócios inovadores”.

A Coordenadora de Formação Empreendedora e Empresas Juniores, Thaís Nunes, juntamente com o presidente da Empresa Júnior de Economia da UFMA, Lucas Vilela, debateram sobre temáticas como metodologias ativas, capacitação e posicionamento dentro do contexto das empresas juniores, destacando a importância da educação empreendedora: “O empreendedorismo na nossa Universidade vai além do entendimento do tema sob um viés técnico, é um espaço que destaca o processo prático e contempla a proatividade, a criatividade e a inovação, que, de fato, vai validar sua ideia no mercado”, destaca a coordenadora.

Apresentando suas ações empreendedoras e ressaltando a importância das Universidades para o fomento de políticas de empreendedorismo, a palestra “A Universidade como celeiro de negócios inovadores”, ministrada pelo Prof. Dr. Anderson Miranda do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, marcou o encerramento do evento.