Aberto processo seletivo para o Mestrado em Ciência dos Materiais na UFMA

publicado: 25/05/2023 10h20, última modificação: 25/05/2023 10h20
2.png

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou a abertura do processo seletivo para o Curso de Mestrado em Ciência dos Materiais. O programa, recomendado com conceito 4 pela CAPES, oferece uma oportunidade de aprofundamento e especialização na área para profissionais graduados em Ciências Naturais, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Física, Química ou Engenharias relacionadas ao tema.

O Curso de Mestrado em Ciência dos Materiais tem duração máxima de 24 meses e requer o cumprimento de disciplinas obrigatórias e optativas, totalizando 32 unidades de crédito, equivalentes a 480 horas de atividades programadas nos turnos matutino e vespertino. Além disso, os alunos devem realizar um Trabalho de Dissertação correspondente a 150 horas/aula, de acordo com o Regimento Interno do Programa.

O público-alvo desse processo seletivo são profissionais graduados em Ciências Naturais, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Física, Química ou Engenharias, incluindo Engenharia de Materiais, Mecânica, Química, Alimentos, Metalúrgica, Física, Elétrica, Mecatrônica, Minas, Civil, Aeronáutica, Naval, Pesca e Biomédica, bem como Farmácia.

Serão disponibilizadas 5 vagas para o Mestrado em Ciência dos Materiais na UFMA. As inscrições devem ser feitas no período de 22 de maio de 2023 a 02 de junho de 2023, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico indicado no edital e enviar a documentação necessária, devidamente digitalizada em formato PDF, com capacidade máxima de 5 MB.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais), e o pagamento deve ser realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), informando o CPF e o número de referência. A GRU está disponível no edital e na página do programa. Os candidatos que se enquadram nos critérios de isenção previstos na legislação podem solicitar a isenção da taxa de inscrição por meio de requerimento específico. É importante ressaltar que não haverá inscrição condicional nem devolução dos valores pagos, exceto em casos em que a UFMA seja responsável.

Os candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem apresentar os documentos exigidos de acordo com as normas do Decreto Federal 6.593 de 02 de outubro de 2008 e do Decreto 11.016 de 29 de março de 2022, com antecedência à realização da inscrição, por meio do e-mail ppgcm.ccsst@ufma.br, utilizando o título "SOLICITAÇÃO ISENÇÃO DE TAXA - EDITAL AGEUFMA 36/2023".

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital, disponível no site oficial do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UFMA (www.ppgcm.ufma.br).

Para eventuais dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Coordenação do PPGCM pelo e-mail ppgcm.ccsst@ufma.br.