Aberto o processo seletivo para Mestrado em Engenharia Aeroespacial em diversas instituições do nordeste

publicado: 27/09/2023 15h23, última modificação: 27/09/2023 15h26
EDITAL AGEUFMA MODELO.png

EDITAL COMPLETO:

A Coordenação Geral da Rede Nordeste Aeroespacial (RNA) tornou público o edital para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Engenharia Aeroespacial para o segundo semestre de 2023. O programa abrange diversas Instituições de Ensino Superior, incluindo a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

No total, são oferecidas 46 vagas, distribuídas entre as instituições membros da RNA, com alocação de vagas especiais para Instituições Estratégicas e vagas especiais de capacitação/aprimoramento para servidores das IES membros da rede.

Os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial da RNA atuam na área de concentração em Ciências e Tecnologias Aeroespaciais, composta por quatro linhas de pesquisa:

1. Ciências Atmosféricas (UFRN): Envolve estudos de modelagem atmosférica, física e química da atmosfera terrestre e de outros planetas, propagação de ondas de rádio na atmosfera terrestre e formação de plasma em manobras de reentrada de artefatos espaciais.

2. Ciências Espaciais (UFRN): Aborda temas como física solar, relações Sol-Terra, meio interplanetário, geoespaço e alta atmosfera terrestre, radiações no geoespaço e influência da ionosfera na propagação de sinais satelitais.

3. Hipersônica (UFRN): Concentra-se em veículos aeroespaciais hipersônicos, termodinâmica de altas temperaturas, projetos aerodinâmicos, combustão de mistura hidrogênio-ar em velocidade supersônica e lançamentos sub-orbitais em velocidades hipersônicas através da atmosfera terrestre.

4. Materiais e Tecnologias Aeroespaciais (UFRN, UFPE, UFMA e UEMA): Envolvem o estudo de materiais e tecnologias aplicadas à aeronáutica e espaço, incluindo antenas, transponders, nano-satélites, sistemas embarcados, isolamento térmico, vibrações e integridade de sistemas, engenharia de sistemas e qualificação espacial para sistemas mecânicos e sistemas eletro/eletrônicos.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 25 de setembro a 27 de outubro de 2023 e devem ser realizadas exclusivamente através do sistema eletrônico de Processo Seletivo do SIGAA da UFMA. Podem se inscrever portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, desde que expedido por uma instituição autorizada pelo Conselho Nacional de Educação e credenciada pelo MEC.

Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados podem visitar o site oficial da UFMA: http://www.ppgaero.ufma.br.

Este processo seletivo representa uma oportunidade única para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos na área de Engenharia Aeroespacial e contribuir para o avanço da ciência e tecnologia no Nordeste do Brasil.