Abertas inscrições para seleção de Mestrado em Saúde do Adulto na UFMA

publicado: 27/02/2023 17h12, última modificação: 27/02/2023 17h12
MESTRADO PADRÃO-01.png

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto (PPGSAD) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto é recomendado pela CAPES com conceito 3 e está inserido na área de Medicina II.

O Curso de Mestrado, na modalidade acadêmico, é em período integral, com disciplinas realizadas de forma modular ou semestral. O Curso tem duração regulamentar de 24 meses e será integralizado com o cumprimento de disciplinas e atividades obrigatórias e optativas, totalizando 24 unidades de crédito, e com a elaboração e apresentação pública da dissertação conforme Regimento Interno do Programa.

O programa está dividido em duas áreas de pesquisa: Saúde e Metabolismo e Processos Biológicos em Saúde. Para este edital, o programa oferecerá vagas nas seguintes linhas de pesquisa: Alterações Endócrinas, HPV e câncer, e Doenças Infecciosas e Endêmicas no Maranhão.

Podem se inscrever profissionais diplomados nos seguintes cursos de graduação de duração plena: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Medicina e demais áreas afins às áreas da Saúde.

Serão oferecidas 25 (vinte e cinco) vagas, que serão distribuídas de forma geral, podendo haver possibilidade de remanejamento entre linhas de pesquisa ou orientador(a), conforme disponibilidade de vagas e critério do Colegiado, sendo necessário que o(a) candidato(a) indique três orientadores(as), em ordem de sua preferência e que esses orientadores sugeridos sejam docentes permanentes do PPGSAD com vagas nesse edital.

As inscrições serão realizadas de 10/02/2023 a 03/03/2023 por meio do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), no endereço eletrônico https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto, via preenchimento do formulário de inscrição e envio da documentação relacionada no item 5.2 deste edital. Os documentos devem ser anexados como arquivos virtuais legíveis em formato Portable Document Format – PDF, cada um com no máximo 5 MB de capacidade.

A confirmação do recebimento da documentação de inscrição será encaminhada ao e-mail indicado pelo(a) candidato(a) no formulário eletrônico de inscrição. O(a) candidato(a) que não receber a confirmação, dentro do prazo de inscrição, deverá entrar em contato com a Coordenação do PPGSAD, pelo e-mail ppgsad@ufma.br.

É vedada a complementação de documentação fora do período de inscrição. Problemas na efetivação da inscrição devem ser relatados pelo(a) candid