Notícias

Abertas as inscrições para seleção do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça

publicado: 06/07/2022 09h15, última modificação: 08/07/2022 09h23
MODELO DIVULGAÇÃO.png

 

Por Mariana Pontes/AGEUFMA

O Programa de Pós-graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR) divulgou no Portal da AGEUFMA, no dia 21 de junho, o edital nº41/2022 que trata da seleção de ingresso ao Mestrado. O Curso é destinado a graduados em cursos aprovados pelo MEC, com formação em Ciências Jurídicas. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de julho de 2022 por meio do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), no endereço eletrônico https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S , via preenchimento do formulário de inscrição e envio da documentação, disponível no edital.

Serão distribuídas, ao todo, (32) trinta e duas vagas, sendo (29) vinte e nove para o público externo e (3) três para servidores da UFMA. Das 29 (vinte e nove) vagas para o público externo, serão destinadas 3 (três) para ações afirmativas, sendo 1 (uma) às pessoas com deficiência, 1 (uma) para negros e pardos e 1 (uma) para indígenas.

O curso, na modalidade acadêmica, conta com duas linhas de pesquisa: 

  1. Dinâmica e efetividade das instituições do sistema de justiça

  2. Semiologia, política e instituições do sistema de justiça

A seleção será realizada nas seguintes etapas:

  1. Análise de currículo Lattes

  1. Prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório, que ocorrerá nos mini auditórios do Edifício Paulo Freire, Campus do Bacanga da UFMA

  2. Prova oral

O resultado das provas escrita e oral, do Memorial Descritivo e Currículo Lattes comprovado serão divulgados no dia 23 de dezembro, a partir das 15 horas, no site eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA (www.ppgdir.ufma.br). Problemas na realização das inscrições devem ser informados à Coordenação do PPGDIR, pelo e-mail ppgdir.ccso@ufma.br , durante o período de realização das inscrições.

As matrículas e o início do curso estão previstos para 01 de março de 2023. O período e os procedimentos para matrícula, bem como a data de início do curso, serão confirmados quando da divulgação do resultado final da seleção.

Os (as) candidatos(as) que apresentaram declaração de previsão de conclusão do curso no ato da inscrição deverão substituí-lo por certidão de conclusão do curso ou diploma de conclusão no ato da matrícula, sob pena de desclassificação.

Para acessar o edital, saiba mais:

https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ageufma-no-41-2022-mestrado-em-direito-e-instituicoes-do-sistema-de-justica/ed-ageufma-processo-seletivo-discente.pdf/view

registrado em: , , ,