Notícias

Abertas as inscrições para seleção ao Curso de Mestrado em Ciências e Matemática na UFMA

publicado: 28/02/2023 11h41, última modificação: 01/03/2023 10h23
ENSINO DE CIENCIAS E MTM-01.png

A partir do dia 27 de fevereiro, estão abertas as inscrições para seleção ao Curso de Mestrado em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os interessados têm até o dia 08 de maio de 2023 para se inscreverem através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no endereço eletrônico https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf, via preenchimento do formulário de inscrição e envio da documentação.

O Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática é um curso realizado de forma presencial, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com conceito 3 (três), na modalidade acadêmico, com duração regulamentar de 24 meses. O Programa se estrutura em duas linhas de pesquisa: (1) Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Ciências e Matemática; e (2) Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Podem se inscrever na seleção graduados em cursos de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Física, Matemática, Química ou Pedagogia (ou Normal Superior), se portadores de diploma de cursos de graduação de duração plena, licenciatura ou bacharelado, reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Não será permitida a matrícula simultânea em dois cursos stricto sensu da UFMA.

Serão oferecidas 15 (quinze) vagas, e a seleção será realizada em duas etapas: análise de projeto de pesquisa e entrevista. A primeira fase será eliminatória, e a segunda fase será classificatória. O resultado final será divulgado no dia 30 de junho de 2023.

O PPECEM tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar no ensino, pesquisa e extensão em Ciências e Matemática, com ênfase na formação de professores e na promoção de atividades de extensão voltadas para a educação básica e superior. O curso oferece aos alunos uma formação sólida em áreas como Didática, Metodologia de Ensino, Tecnologias Educacionais, entre outras, e possibilita o desenvolvimento de pesquisas em temas relacionados ao ensino de Ciências e Matemática.

Os interessados em obter mais informações sobre o curso e o processo seletivo devem consultar o edital disponível no site do PPECEM. Acesse: https://www.ufma.br/ppcem/.

Edital completo: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ageufma-no-15-2023-mestrado-em-ensino-de-ciencias-e-matematica/ed-ageufma-no-15-2023-abertura-do-processo-seletivo-discente

registrado em: ,